Visualização do GTFO - não deixe o nome idiota te desencorajar, esta é uma experiência cooperativa inteligente e hardcore

Está escuro. De repente, você fica preso em um casulo ao estilo Matrix, profundamente perturbador, mas estranhamente orgânico.

Você é empurrado para a frente. Três outros invólucros como o seu se encontram no centro de uma instalação labiríntica e, de repente, você se afunda nos recantos mais sombrios do The Complex - o diretor tem uma tarefa para você.

GTFO é um jogo cooperativo de sobrevivência que atende a uma comunidade hardcore.“Muitos de nós vêm de origens desenvolvendo jogos cooperativos, mas com o GTFO queríamos aumentar um pouco”, me disse o desenvolvedor Svante Vinternatt.

Vinternatt explica que muitos jogos cooperativos permitem que os jogadores se aventurem por conta própria, sem repercussão: você está em um time porque o jogo diz que você é, não porque você tem que trabalhar lado a ladopara sobreviver.A GTFO, no entanto, orgulha-se de sua correção.“Se você não brinca, comunique o que faz, compartilhe seus recursos e crie estratégias”você vai morrer ”, diz Vinternatt. Segundo ele, apenas cerca de 1,25% dos jogadores terminaram o alfa.

Eu experimento esse fenômeno em primeira mão no escritório de Copenhague da Unity. Jogando em uma equipe de quatro pessoas, eu instantaneamente e impulsivamente golpeio um inimigo com minha fiel marreta, mas não completamente. Este é um movimento muito mal calculado. No GTFO, a furtividade é quase sempre preferível a entrar em uma briga de armas de fogo. Você também tem quase nenhuma munição: se você é forçado a gastar um clipe inteiro porque agride uma horda potencialmente inócua, ficará pior de usar na próxima vez que se encontrar em uma pitada.É um jogo de armas que diz: "isto é uma arma, mas é melhor não atirar nela, idiota".

Esteticamente semelhante a Clickers de The Last of Us, os inimigos tendem a estar dormindo antes de vocêaproximá-los. Enquanto estão nesse estado, eles entram no modo de detecção, onde incham seus baús incandescentes e emitem uma espécie de som estridente. Depois de ver ou ouvir isso, você deve parar imediatamente em suas trilhas: ao fazer sua abordagem lenta, agachada e rastejando, você terá que se mover apenas quando o inimigo não estiver detectando.

No final de sua trajetória furtiva, está o próprio monstro, que não é mais capaz de saber o quão perto está da morte por sua mão valente. Neste ponto, você precisa carregar sua arma corpo a corpo até que esteja no auge de seu poder e martelar incansavelmente a coroa vulnerável do seu inimigo que não suspeita.A certa altura, nós quatro nos aproximamos de um grupo de quatro inimigos e executamos essa ação simultaneamente: torcemos por cérebros explodidos em perfeita harmonia.

Meu menor queO golpe ideal de antes, no entanto, apenas irrita a criatura. Enquanto solta um grito petrificador, minha equipe e eu rapidamente percebemos que estamos com problemas. Embora tivéssemos o cuidado de nos preparar para esse acidente, deixando uma clara linha de retirada para uma sala cheia de minas devastadoras e canhões de sentinela, os bichos rastejantes alienígenas são muito rápidos, muito cruéis. Um membro da equipe cai, outro logo depois. Somos apenas eu e um outro prisioneiro infeliz, separados um do outro por um andar inteiro e sem um único pedaço de munição de sobra entre nós. Ele cai - eu sou o único sobrevivente, depois de ter assassinado indiretamente meus amigos, sendo estúpido e pensando que eu poderia levá-los por conta própria.

Eu corro o complexo, mas não consigo entender o layout. Tudo o que vejo são as mesmas paredes intimidantemente industriais, enquanto luzes vermelhas brilham sobre mim de uma maneira tão sinistra que parece prenunciar minha morte iminente. Logo depois, a horda chega: não vejo quem me mata, mas não consigo deixar de imaginar que é a que eu sem cerimônia subi no início da escaramuça. Fracassamos nessa missão, mas no GTFO, sempre há tarefas mais perigosas a serem realizadas. Nota para si mesmo: as marretas nem sempre precisam ser trocadas. Felizmente, tenho uma idéia muito melhor do que tenho que fazer agora e me sinto drasticamente mais familiarizado com o próprio mundo. Ele compartilha um passado estético notavelmente semelhante ao metrô - embora, em vez de túneis de trem e dispensários improvisados ​​de rações, sejam corredores de prisões e portas de segurança."É difícil negar que muitos de nós crescemos com a franquia Alien", diz Vinternatt. Pela aparência das abominações que correm desenfreadas dentro dos muros da prisão, a influência é bastante clara.

No próximo jogo, nossa missão é recuperar 12 carteiras de identidade espalhadas aleatoriamente por uma enorme instalação de encarceramento. As áreas são divididas em zonas e, para descobrir quais contêm os cartões de identificação, precisamos encontrar um terminal que possamos usar para se infiltrar no backup sistêmico da base.

Desta vez, estamos muito mais organizados. Estou em serviço de bioscanner, o que significa que abandonei meu distribuidor de minas por um dispositivo que detecta a vida próxima por calor, som ou outra coisa - receio que, se questionar a ciência, vou me cagar. Essas são apenas duas das quatro ferramentas no GTFO - além da sua arma branca, você escolhe uma ferramenta utilitária (bioscanner, dispensador de minas, dispensador de espuma C ou pistola de sentinela) e duas armas. Cada uma das armas tem seus próprios nichos, mas todas vêm com uma troca.A espingarda, por exemplo, é devastadora à queima-roupa, mas quase não tem munição.O SMG tem uma contagem de balas mais alta, mas é inútil, a menos que você seja um ponto em branco e tão preciso quanto Keanu Reeves.

Depois de vasculhar os armários de armazenamento e abater um exército de horrores hostis, cortamos o 12º cartão de identificação e o levamos de volta ao ponto de evacuação. Com a missão concluída, nos redimimos ao Diretor que falhamos em nossa última aventura."Pronto para outro?" Vinternatt pergunta. Embora meus ombros afundem - eu nem tinha notado que estavam cerrados - estou pronto para mergulhar de volta e me sujeitar à mesma tensão e horror novamente. Reator nuclear desta vez. Desarme-o e saia daí.Fácil, fácil.

Não tão fácil, fácil. Os alienígenas aqui são muito maiores - mesmo se nós quatro nos aproximarmos de um desses gigantes e espancá-lo simultaneamente, ele não morrerá.A certa altura, me pego tecendo entre eles, mantendo um olho em seus tórax brilhantes, antes de terminar em um beco sem saída e pensar: "besteiras, apenas um caminho de volta, não existe?" Quando chego a um ponto. parede com nada por trás e encontrar meu caminho de volta para os outros, eles já foram e encontraram o reator. Eu tenho que me redimir, então naturalmente eu passo para as linhas de frente e escolho alguns retardatários. Eu me sinto muito importante porque fiz o shootybangs.

O design da missão para o nível do reator é excelente. Essencialmente, você precisa se esconder na sala de controle até que o terminal comece a vomitar códigos de quatro caracteres para você. No entanto, nesse ínterim entre cada código, você deve enfrentar hordas de infernos arremessados ​​de cabeça em sua direção, empenhados em ter seu cérebro para o jantar. Assim que o código chega, uma pessoa da sua equipe de quatro pessoas deve levá-lo de volta à sala de controle à la Usain Bolt, enquanto os outros três detêm a horda. Digite o código, mate os alienígenas, termine a onda - há oito ondas - e boom, um passo mais perto de outra missão bem-sucedida e outro Warden feliz.

Na onda seis, o jogo acerta um bug inesperado. Os inimigos param de gerar, o que nos garante uma vitória fácil, mas não merecida. Vinternatt está disponível - ele está no meu time e faz limpeza com um franco-atirador o tempo todo - e pode escolher exatamente o que causou isso."É uma boa captura", diz ele. Apesar do bug, o nível é impressionante. No entanto, Vinternatt explica que a equipe de desenvolvimento tornou isso ainda mais difícil na versão mais recente. Quando pensei que estava pegando o jeito, me disseram: “não, é mais difícil agora, você terá que ser ainda melhor na próxima vez e não terá duas ondas livres no final para bater nomapa girando seus polegares ".

Ao terminar minha sessão, considero até que ponto o GTFO chegou. Quando o 10 Chambers Collective começou a trabalhar no jogo, ele antecipou um ciclo de desenvolvimento de dois anos. Quatro anos e meio depois, finalmente está pronto para ser lançado com acesso antecipado.O desenvolvedor Ludvig Vikström relembra com carinho as sessões práticas anteriores com possíveis jogadores: "Jogar o jogo com todas as pessoas da E3 foi mágico", diz ele.“Foi mais ou menos a primeira vez que fizemos algo externo, e ver e experimentar suas reações em primeira mão enquanto eles foram destruídos no The Complex foi uma experiência inesquecível.”

“É um jogo hardcore, mas nossoa comunidade é gentil e gentil ”, acrescenta Vinternatt, referenciando os fãs que o jogo construiu durante as turnês de feiras.“Embora o jogo ainda não tenha sido lançado, já temos uma comunidade vibrante e útil - um servidor oficial do Discord com mais de 78.000 membros. Como não temos matchmaking ou voz no jogo, essa é uma ótima ferramenta para encontrar colegas de equipe e se comunicar. ”

Matchmaking está chegando no futuro, mas o desenvolvedor está tentando descobrir como fazê-lo de maneira apropriada para uma experiência em equipe.E, após quatro anos e meio de trabalho, fica claro que 10 Chambers manteve esse mantra exato ao longo do desenvolvimento: “só precisamos fazer isso da maneira GTFO.”

O GTFO está disponível no Steam agora.

Via: VG 24/7

Nenhum comentário