Horror no cômodo - levantando a curiosa obsessão de Silent Hill por banheiros

O cheiro de merda poderia nocautear um cavalo. Foi horrendo. Voa por toda parte, uma bagunça de excrementos e papel higiênico empapado a alguns centímetros da borda do vaso sanitário. Pior ainda, minha chave de fenda favorita agora estava perdida no fundo da panela.

Entre 2003 e 2009, antes de começar a escrever, eu era encanador e gasfitter em Glasgow. Não trabalhei na construção de sites, mas como engenheiro de manutenção que passava seus dias trabalhando pela cidade, instalando sistemas de aquecimento, instalando chuveiros e, conforme descrito acima, desobstruindo os banheiros das pessoas.

Nesse trabalho em particular, eu isolei o banheiro com defeito do cliente e avisei que voltaria para reparar uma vez que pedisse o acessório necessário no armazém. O apartamento tinha um segundo banheiro, e me garantiram que o shitter defeituoso seria feito fora dos limites nesse meio tempo.

Quando a peça chegou, o cliente se arrastou reorganizando o trabalho. Duas semanas depois, voltei para casa e fui conduzida à cena. Comecei a preparar o acessório e, depois de dez minutos ou mais, percebi que o assento do vaso sanitário estava fechado e fechado desde a minha chegada. Havia um vago cheiro de cocô no ar, mas a associação de cheiros não é incomum no jogo do encanamento. Eu limpei minha preocupação leve. Até que levantei a tampa e descobri o massacre.

Foi devastador. Os filhos do dono da casa não receberam o memorando, ele transpirou e continuaram a usar o banheiro por 14 dias seguidos sem poder enxaguar. Assustado, eu me afastei para trás, golpeando o pequeno enxame de moscas verdes que voaram ao meu redor, e minha chave de fenda favorita derramou do bolso do meu macacão na sopa. Afundou no fundo. Merda acontece, de verdade.

A partir daí, eu tinha duas opções: limpar o bloqueio e perder a chave de fenda, ou arregaçar as mangas e ir até os ombros para recuperar meu precioso dispositivo. Deixe-me esclarecer, a opção dois NUNCA foi uma opção, apesar do que aprendemos com Silent Hill 2.

Mas James Sutherland, de maneira imprudente, pescando uma carteira na tigela entupida de um crapper do Blue Creek Apartments não é o único laço não ortodoxo que a série Silent Hill tem no banheiro (essa cena foi mais tarde ridicularizada por Heather Mason em Silent Hill 3). , supondo que você tenha SH2 salvando dados no seu cartão de memória PS2). Há muitos acenos de cabeça para banheiros, banheiros e banheiros públicos em toda a antologia de terror de sobrevivência - desde os primeiros confrontos com os enfermeiros da bolha, até os gritos perturbadores atrás das portas, espelhos e buracos que levam ao Outro mundo e, no caso de PT, fetos abandonados jogados em lavatórios.

IFRAME_0

Inscreva-se na newsletter do VG247Obtenha todos os melhores bits do VG247 na sua caixa de entrada toda sexta-feira! Ative o JavaScript para se inscrever na newsletter

Como ex-encanador, isso sempre me intrigou e me divertiu. Estou nesse trono há algum tempo e, nos últimos anos, acompanhei algumas das principais figuras por trás das casas de merda de Silent Hill. Ei, é um trabalho sujo, mas alguém tem que fazê-lo. Primeiro, o estimado compositor do Team Silent Akira Yamaoka.

"Eu não recebi essa pergunta", diz Akira san, rindo, por meio de um tradutor. “Eu acho que o banheiro é normalmente um lugar associado à calma e tranquilidade, mas ao mesmo tempo é um lugar onde podemos nos sentir vulneráveis. Psycho, de Alfred Hitchcock, é provavelmente o exemplo mais notável de usar o cenário para explorar temas [mais sombrios] do gênero terror e, em Silent Hill, costuma estar associado ao Outro Mundo.

"Em Silent Hill 2, falando dessa cena com James, ele está desesperado. É muito cedo no jogo, então ele ainda está trabalhando no que está acontecendo e em qual lugar ele está. Ele fará qualquer coisa para continuar. Este é um homem que viajou para Silent Hill depois de receber uma carta de sua esposa morta, afinal, então tudo é possível. Ele quer entender o que está acontecendo, por que o mundo ao seu redor está desmoronando e, se isso significa fazer coisas que ele normalmente não faria, então é isso que ele precisa fazer.

"Quando Heather liga isso para o jogador em Silent Hill 3, ela está quebrando a quarta parede. Em Silent Hill 4: The Room, o banheiro de Henry leva o jogador aos Outros Mundos de Walter, então também há uma conexão lá. Os banheiros do Hospital Alchemilla, ao longo da série, costumam ser lugares perigosos, o que reflete como vemos os hospitais como assustadores e como preferimos não ser.

"É o que eu acho, pelo menos, mas talvez os outros membros [da Team Silent] sejam as melhores pessoas para perguntar."

Com a explotação grotesca daquela cena de desabafar explicitamente, entrei em contato com o artista e designer de Silent Hill 2, Masahiro Ito - que, aliás, anunciou seu envolvimento em um projeto ainda desconhecido na virada do ano - via e-mail . Eu perguntei sobre os Blue Creek Apartments; por que o protagonista James se aventurou em um banheiro sufocado com as próprias mãos em primeiro lugar, sugerindo até que o mundo ao seu redor está desmoronando; e por que os banheiros geralmente desempenham um papel tão importante na maquiagem da série.

Outra observação técnica que fiz durante a cena doentia é o fato de que, depois de puxar a carteira da sala da sala 203, o banheiro fica sufocado. Algo mais deve estar bloqueando a curva em U, mas o que? Perguntei a Masahiro san tudo isso, e minha pergunta evidentemente se perdeu na tradução.

"A rigor, essa é a parte de Hiroyuki Owaku", responde Ito em um e-mail. "No entanto, acho que não é necessário entrar no banheiro novamente."

Parece que pensei em perguntar por que James não assumiu o papel de encanador depois de pegar a carteira, o que achei divertido. Para ser sincero, dado que James já colocou a mão lá, eu não acho isso irracional. Se ele se esforçou tanto, por que não verificou qual era o bloqueio adicional? Quero dizer, quem sabe, talvez tenha sido um item-chave? Talvez uma cópia da fita de vídeo do Lake View Hotel? Isso pouparia muitos erros entre as vezes, com certeza.

Infelizmente, Masahiro Ito não tinha detalhes de contato de Hiroyuli Owaku, e minhas tentativas de entrar em contato com o programador e designer nos quatro primeiros jogos de Silent Hill foram insuficientes. Depois que o Team Silent se separou após o lançamento de SH 4: The Room em 2004, o IMDB o fez escrever letras para a série Karaoke Revolution, antes de se juntar novamente a Ito em um par de mangás exclusivos do Japão, inspirados em Silent Hill. O Silent Hill Wiki identifica Owaku como "aposentado", e pude confirmar com o departamento de relações públicas da Konami que, apesar de ter sido nomeado produtor executivo da franquia Busou Shinki em 2017, ele não trabalha mais na empresa.

Com essa linha de investigação pelo ralo, mudei para Silent Hill: regresso a casa em 2008. Enchendo as botas do ex-soldado das Forças Especiais Alex Shephard, o primeiro encontro do jogador com uma enfermeira zumbi nesta entrada, bem como sua primeira transição para o Outro Mundo, acontece em um banheiro. E você pensou que o padrão das fábricas de lixo nessa dimensão era questionável.

Jason Allen era designer-chefe da desenvolvedora Double Helix Games naquela época e, embora enfatizasse que suas opiniões são observações pessoais e não as da Konami ou da Double Helix, ele repetiu inconscientemente alguns sentimentos de Yamaoka.

"O psicopata de Hitchcock tem a famosa cena do chuveiro e quase todos os filmes de terror têm uma seção em que" algo "está relacionado a algo. está escondido atrás da cortina do chuveiro ou no armário ”, diz Allen. “Os banheiros podem ser locais privilegiados para peças de horror, porque tendem a ser pequenas, cheias de superfícies duras, com piso escorregadio.

Pessoalmente, sinto que a eficácia de um susto de horror se baseia na segurança do protagonista em qualquer situação. Naturalmente, todas as espécies quando ameaçadas protegem aspectos de seu corpo físico com maior preferência a outras partes de sua anatomia. As criaturas protegem sua genitália sobre outras partes do corpo, caso contrário elas não podem produzir descendentes. Assim como protegemos nossos olhos, pois eles são necessários para sobreviver no mundo. ”

Allen sugeriu que a "perda de familiaridade" é o que atinge o coração dos sustos nos banheiros, o que é sublinhado por uma violação das regras e convenções sociais, à medida que as conhecemos e compreendemos.

Ele acrescentou: “Com isso em mente, estar em um banheiro tem uma associação tradicional de ser vulnerável – órgãos genitais expostos - portanto, ser atacado é particularmente eficaz; deve ser um lugar seguro. Em segundo lugar, passamos anos treinando no banheiro e não sem humor, deixa algumas cicatrizes em nossa psique.

“Temos uma forte aversão ao nosso próprio efluente e gostamos que nossos banheiros sejam limpos. Silent Hill claramente brinca com esse motivo, forçando os personagens a um espaço que deveria ser "seguro e limpo" &’ isso é tudo menos ".

Nós gostamos de nossos banheiros estar limpos. Amém.

Em Silent Hill: Downpour - a mais recente entrada na série principal, lançada em 2012 e desenvolvida pelos agora extintos Jogos da Vatra - a chuva é um tema central usado para estimular o medo. Como tal, os laços do jogo com o horror do banheiro assumem um papel mais orgânico.

Como Akira Yamaoka, a designer líder do Downpour, Marek Berka, disse que não é questionado sobre o terror do banheiro da série, mas sugeriu tudo, desde a experiência pessoal à necessidade e paralelos com matadouros e ambientes médicos que inspiraram as saídas externas do Downpour.

"Esta não é uma pergunta que me fazem com muita frequência", Berka ri pelo Skype. "Para mim, é aproveitar esse medo de coisas como matadouros e hospitais. Muitos dos quartos são esterilizados, ocorrem massacres, cirurgias e operações nesses locais. Eles têm decoração semelhante, ladrilhos, superfícies metálicas, acessórios de porcelana - projetados para lavar o lixo, o sangue e todo esse material com facilidade.

“Isso aumenta se você tiver um ambiente sujo, pode ficar mais assustador, porque parece que a configuração já foi usada por esses motivos, talvez antes de você chegar lá.

Falando exclusivamente de minha própria experiência, eu estava no hospital quando tinha cinco e seis anos e fiz uma cirurgia bastante significativa. Naquela época, esses tipos de ambientes estimulavam o medo de ambientes estéreis em mim e, embora eu tenha superado isso na idade adulta, acho que o medo profundo é relatável entre muitos de nós.

“No aguaceiro, o tema principal é a água e a própria chuva, muitas das piores coisas acontecem nas chuvas, e isso se projeta em todo o jogo. É por isso que grandes partes do Outro Mundo são afetadas pela água. Naturalmente, por sua vez, queríamos escolher ambientes onde a água tem uma presença natural. ”

O que certamente é menos natural é a decisão de P.T. de colocar um feto vivo, aparentemente sofrendo, em seu lavatório muito estéril e cheio de insetos. P.T. foi, é claro, o precursor do 'teaser jogável' do malfadado Silent Hills da Kojima Productions, cuja Lisa, uma espécie de fantasma e antagonista, assombra o jogador que vê pela primeira vez do começo ao fim - principalmente dentro da casa distorcida banheiro.

O hacker hobbyista Lance McDonald fez um trabalho maravilhoso ao explorar e expor os cantos e fendas anteriormente não vistos da demo nos últimos meses (sério, o trabalho de Lance é de primeira classe e consome muito tempo, por favor, verifique seu Patreon se você gosta do que ele faz), então eu estava desesperado por ele compartilhar sua inclinação sobre a obsessão curiosa da série de terror por banheiros.

"Então, este é um resumo da minha compreensão do horror do banheiro da perspectiva japonesa, como Hill silenciosamente aproveita isso e como ele se aplica especificamente a algumas situações da série", me diz McDonald. “O banheiro é um local de conexão. Uma ligação entre a boa limpeza do nosso mundo e um lugar escuro e nojento e invisível abaixo. A sensação desconfortável de que algo talvez possa ser de outro lugar e emergir dos buracos na sala. Se chegarmos um pouco perto demais, talvez seremos puxados para lá.

“Em um prédio abandonado, o banheiro seria o primeiro lugar através do qual o horror começaria a surgir e tomar conta. Mantenha a porta fechada e não ouça com muita atenção ou poderá ouvir algo terrível. Tem alguém aí? O banheiro de P.T. faz muito para reforçar esses sentimentos de pavor ao redor da sala. Alguém está batendo na porta do lado de dentro, depois mais tarde um barulho repentino. A porta está um pouco aberta e, se olharmos para dentro, algo se move na pia, mas alguém fecha a porta rapidamente. A porta se fecha e estamos trancados lá.

“O monstro na pia está gritando e alguém está tentando entrar. No corredor, alguém fez um buraco na parede do banheiro, a porta está trancada, mas podemos espiar lá dentro. Alguém está sendo assassinado lá, e ainda mal podemos ver algo se movendo na pia.

"Falando de modo geral, quando encontramos Eddie Dombrowski em Silent Hill 2, ele estava vomitando no banheiro. Ele é absolutamente mau, e isso nos faz pensar: ele está conectado a esse lugar de alguma forma? Coisas estranhas acontecem no banheiro, e quando entramos em uma escola primária de Midwich no primeiro jogo, mais tarde emergimos em um andar totalmente diferente do prédio.

“Silent Hill é uma série sobre buracos, e os do banheiro são coisas absolutamente terríveis. Coisas terríveis aconteceram no banheiro da TV, talvez alguém tenha chegado um pouco perto demais do outro lado. ”

O que agora estou convencido de que aconteceu comigo na vida real. Como ex-encanador, cheguei um pouco perto demais do outro lado. Perdi um pouco da minha alma naquele banheiro de Glasgow todos esses anos atrás. Isso e minha chave de fenda favorita.

Via: VG 24/7

Nenhum comentário