Como, quando criança, usei o Encarta 95 para colocar um PC de jogos em minha casa

Não posso ter sido a única criança a fazer uma apresentação para os pais a fim de vender o valor de um PC doméstico em meados dos anos 90.

Se você é um filho afortunado de meados dos anos 90, terá experiência com a Encarta, a enciclopédia interativa baseada em CD da Microsoft. Meu filho sendo ensinado a pesquisar um assunto (pinguins, se você quer saber) empurrou essa parte icônica dos anos 90 de volta aos meus pensamentos, sem dúvida como um ladrão de joias pode reacender assaltos do passado ao ensinar seus filhos a fazer um plano. A Encarta para mim é mais do que um arquivo impressionante de informações. É parte de um esquema tortuoso que me tornou quem eu sou hoje.

Costumava custar uma fortuna. Não havia como uma criança comum conseguir um CD da Encarta, mas então algo mágico aconteceu: ele vinha com vários PCs novos. Eu me apeguei a esse fato em grande estilo quando tinha 12 anos. Foi assim que convenci meus pais a comprar um PC onde eu pudesse jogar. Foi assim que me tornei um jogador de PC.

Isso era A coisa que as crianças queriam em meados dos anos 90.

Se você não existia em meados dos anos 90 ou era muito jovem para funcionar como pessoa, essa era uma era anterior à Internet – algo que só se tornaria popular em casa no final dos anos 90 / início dos anos 2000. Se você precisava fazer pesquisas para algo, como dever de casa de ciências, você precisaria ler um livro ou esperar que seus pais soubessem tudo que há para saber sobre eletroímãs. Algumas famílias imprimiram enciclopédias em uma grande estante de livros. Eu não estava interessado neles, pois não se encaixavam em meu grande plano.

Eu vi Doom, Doom 2, Wing Commander, Heretic, System Shock, Magic Carpet, Syndicate e muito mais, e queria desesperadamente jogá-los. Ao contrário dos consoles de jogos, que não eram baratos, mas também não estavam completamente fora de alcance com economia prolongada e ficando alguns anos atrás do cronograma de lançamento, um PC para jogos parecia um sonho impossível. Meu amigo na época tinha um jogo Roger Rabbit, que olhando para trás era ultra bobo, mas era um exemplo de algo que eu não conseguia jogar. O FOMO definitivamente existiu nos anos 90, embora geralmente fosse devido a um primo ter algo que você queria, como um SNES.

A Encarta, uma enciclopédia baseada em PC que usei na escola, seria, com toda a justiça para mim com 12 anos de idade, muito útil, mas eu estava usando minha educação absolutamente como um cavalo de Tróia. Eu (e deve ser dito, meu irmão) queria um PC para jogar, então o trabalho começou em um argumento de venda.

Infelizmente, a apresentação real escrita e desenhada à mão há muito foi modificada, mas incluía argumentos como “ vamos obter notas melhores ” “ você economizará tempo não nos levando para a biblioteca ” “ economize dinheiro com livros ” e “ os computadores da escola estão sempre ocupados. ” Lembro-me de colocar essas folhas de papel em meus pais ’ cama e, em seguida, chamando-os para ouvir nossa apresentação. Cordeiros para o matadouro, pensei. Eles nunca seriam capazes de resistir. Eles não fizeram isso, mas com algum custo.

É assim que a maioria das crianças usava o Encarta, mesmo que fosse muito difícil.

Eu me sinto um pouco mal. Os PCs eram, e em grande parte ainda são, caros. Meus pais usaram o Aluguel de Rádio (outra relíquia de uma época passada) para obter um PC por uma taxa mensal. Eu usei muito o Encarta, mas para ser honesto, foi principalmente para jogar o jogo Mindmaze (olá, companheiros fãs do Mindmaze!). Também parecíamos gastar uma quantidade desproporcional de tempo configurando a impressora matricial de ponto alto e lenta necessária para obter imagens da Encarta e em meu livro escolar. Culpa à parte, este PC, que hoje em dia provavelmente é menos poderoso do que minha chaleira, me colocou no caminho dos jogos de PC. E a cena de jogos para PC era um lugar extremamente emocionante para se envolver naquela época.

Mesmo quando os consoles de jogos como o PlayStation começaram a produzir gráficos 3D, a atração do PC e seu poder potencial aparentemente ilimitado significava que eu estava mergulhado nas atualizações e ajustes. Por que jogar jogos quando você pode apenas ajustar as configurações por horas? Por que jogar quando você pode distribuir atualizações na revista Computer Shopping? Obrigado, Encarta. Você inadvertidamente me transformou em um nerd de PC, uma doença da qual só consegui me livrar 10 anos depois.

Nenhum comentário