Por que, como fã do Vampiro The Masquerade, estou otimista sobre Bloodhunt

Anunciado pela primeira vez em novembro passado, Sharkmob ’ s Vampire the Masquerade battle royale agora tem um título — Bloodhunt — e um alfa fechado começando em 2 de julho.

Assistir no YouTube

Os fãs de Vampire The Masquerade estiveram em uma montanha-russa emocional singular nos últimos dois anos. Uma década e meia inteira depois que Bloodlines de 2004 se tornou um sucesso cult — popular devido à profundidade absoluta de seu mundo, história e personagens, e apesar de suas muitas falhas técnicas — descobrimos que estávamos obtendo a sequência que a maioria havia parado de ousar esperar.

Como a maioria das pessoas já sabe, o desenvolvimento em Bloodlines 2 está atolado em dificuldades. Mais recentemente, após vários atrasos, a data de lançamento planejada foi adiada para 2021; e o desenvolvedor Hardsuit Labs foi retirado do projeto, com a editora Paradox Interactive ainda para nomear seu sucessor quatro meses depois. O entusiasmo dos fãs pelo projeto agora é, compreensivelmente, muito mais cauteloso do que antes. No entanto, membros da “ vamília ” puderam se consolar com o fato de que não era o único jogo sendo trabalhado usando o IP.

Para ser brutalmente honesto, Bloodhunt se destaca entre a linha de videogames recente e futura da VTM, que consiste em RPGs narrativos e visuais de desenvolvedores, incluindo Draw Distance, Choice dos jogos e Big Bad Wolf.

Apesar de apresentar estilos de jogo diferentes, todos os outros videogames Vampire The Masquerade até agora estão em um gênero que permite uma narrativa rica — apropriado quando o material de origem é um RPG de mesa que muitas vezes favorece a intriga de queima lenta em vez de um combate acelerado. Uma batalha real é & hellip; notavelmente não isso. Muito pelo contrário, alguns podem dizer.

Na semana passada, tive a oportunidade de jogar algumas partidas de Bloodhunt para mim, além de bater um papo com vários membros da equipe de desenvolvimento da Sharkmob.

A primeira coisa que me impressionou — e talvez tenha sido uma surpresa maior do que deveria — foi que o jogo realmente parecia Vampiro, a Máscara. Como alguém que reproduziu o Bloodlines original quase anualmente desde seu lançamento e tem uma cópia do livro de referência de mesa V5 na minha mesa de cabeceira, percebi enquanto vagava pelas ruas da meia-noite de Praga no tutorial de Bloodhunt que a atmosfera era muito familiar.

Isso acabou sendo mais do que apenas uma boa imitação. “ Projetamos a aparência de nosso jogo em paralelo com o V5 ” explicou Martin Hultberg, o IP & Diretor de Comunicações da Bloodhunt. “ Acho que os influenciamos tanto quanto eles nos influenciaram. ”

Isso vai além da aparência do jogo também. Embora a versão pré-alfa que joguei fosse focada principalmente na mecânica do Battle Royale, está claro que a tradição e a narrativa também ganharam um espaço crescente no jogo.

“ Começamos a desenvolver nosso jogo ao mesmo tempo em que finalizavam a última edição do livro de regras básico, portanto, muito do nosso material é, na verdade, parte do meta-enredo principal, ” Hultberg continuou. “ Temos nosso próprio momento muito específico, temos histórias que estamos contando que estão conectadas à narrativa [& hellip;] Nossas histórias e personagens estão muito bem integrados com a grande história de Vampiro, a Máscara. ”

Durante meu tempo prático com o jogo, fiquei intrigado ao descobrir que ele apresenta uma extensa guia de diário. Conforme você descobre itens e encontra personagens no jogo, as entradas do diário são preenchidas com uma história de fundo relevante. Muito disso será familiar para jogadores que estão no VTM há muito tempo, mas também há muitas novidades para jogadores experientes.

Está claro que os membros da equipe de desenvolvimento são todos fãs entusiastas de Vampiro a Máscara — alguns têm seguido a propriedade desde que o TTRPG original foi publicado em 1991. Fiquei curioso, então, como surgiu a ideia de um Battle Royale VTM.

Hultberg atribui a decisão ao desejo do detentor da licença de tentar diferentes direções e atrair novos públicos. “ Quando começamos este jogo em 2017, estávamos conversando com a Paradox sobre seus planos, o que eles queriam fazer com [VTM], e eles sentiram que tinham o aspecto de RPG bastante bem coberto. Mas eles também suspeitaram que havia uma oportunidade de alcançar um público muito mais amplo com uma abordagem mais orientada para a ação ou focada na ação do mesmo universo. ”

Enquanto isso, Craig Hubbard, o diretor do jogo, sente que Bloodhunt pode fornecer algo que está faltando em todos os videogames VTM até hoje: “ No lado do jogo, Vampire The Masquerade é um jogo social, mas muito as interpretações até agora têm sido jogos para um jogador. O que é legal porque permite que você conte a história, mas você perde as interações sociais, ” disse ele.

“ Talvez não haja muita complexidade social em [uma batalha real], mas ainda há o aspecto social de trabalhar com seu esquadrão e contra os inimigos. E então, de uma forma estranha, ele captura um aspecto de Vampire The Masquerade que eu não consegui entender com os jogos tradicionais para um único jogador. Pessoalmente, como fã, acho que é realmente interessante. ”

O produtor David Sirland é rápido em destacar outro aspecto de Bloodhunt que considera uma mistura incomum de ação e narrativa: “ Quero mencionar porque lutei para que permanecesse no jogo: aquele espaço social Elysium onde você pousa, o que não é muito comum em um jogo de ação, mas acho que esse poderia ser um ótimo veículo para aprofundarmos isso ao longo do tempo, tanto no lado social — jogo organizado e esse tipo de coisa — mas também o lado narrativo. ”

Parece que Elysium — terminologia que os fãs do VTM reconhecerão como referindo-se a uma zona sem combate, e que no pré-alfa era usada como uma área de espera enquanto ocorria o matchmaking — terá um papel mais significativo a desempenhar no futuro. Eu conversei com três NPCs que deram missões durante meu tempo lá e fui atingido por uma intriga política VTM mais clássica do que eu esperava.

Eu estava jogando como um Brujah e fiquei surpreso quando o representante do meu clã em Elysium quis que eu empreendesse uma missão secundária para caçar Anarquistas na cidade. A missão em si não estava na versão pré-alfa que eu joguei, mas se for um sinal de que as missões da história estão por vir, estou oficialmente interessado.

Como a maioria dos jogos do gênero Battle Royale, há uma intenção clara de atualizar o Bloodhunt regularmente com novos conteúdos. Sirland fez questão de enfatizar que tanto a cidade de Praga quanto o espaço Elysium estarão “ evoluindo constantemente, aumentando e mudando ” e que isso incluirá narrativas ambientais, bem como desafios de jogabilidade.

Quando mencionei isso — fazendo referência particular a uma descoberta horripilante que fiz durante o evento, de um torso dilacerado escondido em um dos belos jardins do telhado de Praga — Hultberg concordou: “ Definitivamente, queremos impulsionar a exploração do mapa e uma maneira de fazer isso é esconder pequenas histórias e outras coisas que você possa descobrir. ”

Agora eu realmente quero saber se há um serial killer à espreita no mundo de Bloodhunt.

Antes de nossa entrevista terminar, eu senti que precisava abordar o elefante na sala: a produção problemática de Bloodlines 2, e se os devs do Bloodhunt sentiram que o IP como um todo estava sendo prejudicado pelas incertezas em torno do título principal.

A resposta de Hultberg foi positiva: “ Acho que não, porque, honestamente, acho que é um universo tão poderoso que se mantém bem por conta própria ” ele diz. “E com toda a justiça, não estamos conectados a esse outro jogo de forma alguma, somos nosso próprio jogo, ele está apenas acontecendo no mesmo universo de jogo. Não vejo isso como um grande problema para nós, embora esteja ansioso para jogar [Bloodlines 2] sozinho, então para mim foi um pouco triste. ”

Hubbard concorda: “ Não ouvimos qualquer reação negativa ou algo parecido, ou qualquer tipo de sentimento sombrio sobre isso. ”

Agora que sei um pouco mais sobre isso, vou confessar que Bloodhunt ainda parece estranho para mim. Como um cenário de batalha real, é difícil imaginar o sombrio Mundo das Trevas competindo com o apelo quase universal de um jogo divertido e brilhante como Fortnite ou Apex Legends. E, por outro lado, suspeito que haja muitos fãs de longa data de VTM cuja imaginação simplesmente não será capturada pela premissa de um jogo focado principalmente na ação ambientado no mundo.

Será que Bloodhunt, como seus desenvolvedores esperam, alcançará um público mais amplo do que os jogos VTM mais orientados para a história? Ou acabará apelando principalmente para (o que estou supondo) um grupo de nicho: fãs pré-existentes do cenário, em busca de um Battle Royale que se adapte à sua estética?

Como um fã de Vampire The Masquerade por muitos anos ’ de pé, posso pelo menos dizer que quaisquer medos que eu tinha sobre o lugar do jogo no Mundo das Trevas mais amplo foram aliviados consideravelmente pelo que vi na jogabilidade pré-alfa.

Obviamente, ainda há muito mais por vir antes do lançamento do jogo, mas estou otimista por saber que foi desenvolvido por uma equipe que são fãs apaixonados do cenário e que a decisão de fazer uma batalha royale — embora, sem dúvida, fora da caixa — foi cuidadosamente integrado à missão criativa mais ampla de Vampiro, a Máscara e o Mundo das Trevas.

Você pode aprender mais sobre Vampire The Masquerade: Bloodhunt over em sua página Steam, ou se inscrever para o alpha fechado através do site do jogo.

Nenhum comentário