Enquanto você espera por Final Fantasy 16, considere jogar o injustamente difamado Final Fantasy 13 no Game Pass

Todo mundo tem seu Final Fantasy favorito. Muitos amam Final Fantasy 7 por causa do impacto que deixou com sua transição para o 3D, e apenas porque foi o primeiro. Há quem ame Final Fantasy 9 porque, bem, Vivi. Por mais confuso que tenha sido, você não pode deixar de amar aqueles garotos em 15. Mas possivelmente não há Final Fantasy mais divisivo do que Final Fantasy 13.

Durante anos, não ouvi nada além de reclamações sobre o jogo. 'Corredor' é uma palavra que daria a alguns um horrível flashback de seu jogo, muitos chamados Lightning "uma cópia fria de Cloud", e alguns simplesmente não gostaram que o jogo tivesse duas sequências. Então, quando vi que Final Fantasy 13 estava no Xbox Game Pass durante as férias, eu sabia que havia apenas uma coisa que eu poderia fazer: encontrar a verdade. E sabe o que eu encontrei? Horror de choque: um ótimo videogame.

Agora, logo de cara, direi o seguinte: alguns desses corredores mencionados são bem longos. O jogo definitivamente poderia ter feito alguns cortes aqui e ali, sem dúvida. Mas meu primeiro ponto de frustração com mais de uma década de críticas que tenho ouvido é que as ondas de negatividade em torno do jogo eliminaram completamente qualquer discussão que pudesse aprofundar o quão boa é a jogabilidade. Acima de tudo, introduziu o sistema Paradigm, uma mecânica de jogo que exige que você troque seus personagens entre diferentes papéis.

Os RPGs baseados em turnos têm o hábito de disfarçar alguns dos detalhes mais sutis e importantes de seus sistemas de batalha, exigindo que você dedique um tempo para descobrir como eles funcionam. Isso não aconteceu comigo com o sistema Paradigm. Apenas alternando entre os vários papéis e prestando atenção aos vários medidores em jogo, consegui entender exatamente como o jogo funciona. Quando você finalmente puder escolher os membros do seu grupo – e ditar quais funções eles têm – você de repente descobre que há uma enorme variedade de liberdade para jogar como quiser. E isso é completamente contrário ao que eu ouvi sobre o jogo antes de entrar.

Algumas lutas eram um pouco difíceis demais, e havia uma ocasião estranha em que as coisas eram repetitivas por falta de variedade de inimigos. Mas o jogo força você a trocar os membros do seu grupo na primeira metade, então você está constantemente precisando reavaliar como você aborda as lutas. Você não pode simplesmente confiar nas mesmas técnicas de enxágue e repetição. Final Fantasy 13 mantém você na ponta dos pés.

Mas um jogo divertido não é necessariamente bom. É – afinal – uma Fantasia Final; um jogo de uma série conhecida por sua narrativa grandiosa e ambiciosa e personagens complicados e em camadas. Isso leva a uma das maiores frustrações que tenho quando se trata de críticas históricas ao jogo.

No início, você é meio que jogado na história. A narrativa leva algum tempo para se explicar, e mesmo quando tudo começa a se encaixar, apenas meio que investiga o que um l'Cie, ou um Fal'Cie, é. Mas isso não importa tanto. As pessoas muitas vezes ficam presas à linguagem de fantasia sem sentido que alguns jogos usam (como um fã de Kingdom Hearts, estou mais do que acostumado com isso), mas o lore não é realmente o que 13 é, é?

Fiquei surpreso ao descobrir que é um jogo sobre o papel do pai e da criança; cada um do elenco principal assume um ou outro como um papel. Lightning tem que ser mãe de sua irmã, Serah, e a contragosto se torna uma figura materna para Hope também. Snow é órfão e também atua como pai de Hope. Sazh é um pai literal, fazendo o melhor para seu filho Dajh, enquanto cuida de Vanille também. Inferno, o chefe final do jogo é literalmente chamado de Orphan. O jogo não é exatamente sutil.

Além de tudo isso, Final Fantasy 13 conta uma história surpreendentemente relevante para nossas próprias experiências atuais. Casulo – o mundo onde a maior parte do elenco principal vive – é apoiado pelos Fal'Cie, que eu acho que são deuses (como eu disse, não está 100% claro). Mas o governo está mais do que feliz em sacrificar a população em geral para o benefício desses deuses, essas figuras não eleitas no comando do mundo. Soa familiar?

Parece uma condenação da mistura de estado e igreja, e como um governo falhará quando agir apenas em seus próprios interesses. Estes são alguns temas pesados, complicados e muitas vezes emocionais, todos embalados em trauma e drama de fantasia. Eu amo Final Fantasy 15 com todo o meu coração, mas só gostaria que pudesse lidar com temas políticos de forma tão interessante quanto Final Fantasy 13.

Os desejos e necessidades dos personagens se cruzam com o destino que seu governo equivocado lhes deu, e fiquei chocado ao descobrir o quão interessante o desenvolvimento do personagem de Lightning, em particular, realmente foi. Algumas horas no jogo, Lightning acaba com Hope, que não muito tempo atrás viu sua mãe morrer, e passa a seguir Lightning como um cachorrinho perdido.

Lightning é um soldado treinado, agindo sem coração até mesmo com seus entes queridos. Nos momentos que ela passa sozinha com Hope naquelas primeiras horas, ela lhe ensina algumas lições terríveis. Ele aprende a ser agressivo e solitário, e se concentra apenas em sua missão de vingança pela morte de sua mãe. Lightning não parece se importar muito com ele, mas ainda assume o papel de mãe e educadora. Mas com o tempo, ela começa a ver os danos que sua influência está causando ao bem-estar de Hope. E assim ela muda, ela se solta, e tenta desatar aqueles nós que ela apertou tanto.

Isso não quer dizer que Lightning deixou de ser legal pra caralho. Há uma linha incrível em que um soldado diz a ela para morrer, ao qual ela diz "você primeiro" sem pestanejar, e eu adorei. Mas ela aprende a não ser tão fria e se abre para a ideia de que ter outras pessoas ao seu lado é uma coisa boa. As comparações com Cloud acabaram parecendo completamente injustificadas e impregnadas de misoginia.

O desenvolvimento de Cloud após os eventos de Final Fantasy 7 o posicionou como um bastardo mal-humorado, que foi ativamente alterado para Remake porque simplesmente não estava alinhado com seu personagem. Postagens no fórum de mais de uma década atrás descrevendo por que eles não gostam de Lightning pareciam apenas redutoras e pareciam sugerir que uma mulher não poderia ter um desenvolvimento de personagem complicado. Tudo em Lightning é perfeito? Claro que não, mas o que diabos é.

Eu sei que Final Fantasy 13 está longe de ser um jogo perfeito. Mas é uma ótima. A série Final Fantasy tem sido muito confusa desde Final Fantasy 13, com Final Fantasy 15 sofrendo notoriamente de um período de desenvolvimento conturbado, e Final Fantasy 14 tendo que ser totalmente reiniciado devido a um lançamento 1.0 mal recebido. No entanto, há esperança de que o próximo jogo, Final Fantasy 16, possa estar livre de algumas dessas mesmas complicações.

Naoki Yoshida agora ajudou a salvar 14, e o posicionou como um MMO tão popular que eles literalmente tiveram que parar de vender o jogo por um tempo. Vimos muito pouco de 16 até agora – por causa da pandemia – mas um novo Final Fantasy é sempre emocionante. Eu me preocupo com o fato de outro jogo da série principal não ter uma personagem feminina proeminente, já que historicamente a série foi preenchida com eles. Eu me preocupo que colocar Lightning como o garoto-propaganda de Final Fantasy por tantos anos tenha deixado a Square Enix com medo de fazer o mesmo novamente.

Mais do que tudo, porém, espero que 16 seja um pouco estranho. Final Fantasy está no seu melhor quando está tentando algo diferente, o que eu acho que é a melhor coisa para Yoshida e companhia. pode aprender com 13. Com um lançamento potencialmente próximo em 2022, pode não demorar muito até descobrirmos o que as equipes de desenvolvimento aprenderam.

Ah, e 13 é o melhor jogo só para o chocobo de Sazh.

Nenhum comentário