Jogar The Elder Scrolls Online no modo single player é como descobrir um monte de novos conteúdos de Skyrim

Eu cresci lendo livros de fantasia escritos por pessoas que davam suas iniciais em vez de seus primeiros nomes (J.R.R. Tolkien, C.J. Cherryh, R.A. Salvatore, M.C. Hammer, etc). Acho que é por isso que me apaixonei tão profundamente pelos jogos The Elder Scrolls Oblivion e, mais tarde, Skyrim. Esses mundos abertos me permitiram mergulhar completamente em mundos com tudo o que eu adorava dessas histórias. Espadas! Magia! Elfos! Dragões! Criaturas estranhas e maravilhosas! Missões épicas!

Dito isso, eu não joguei The Elder Scrolls Online quando foi lançado. Eu acho que eu teria odiado. Uma assinatura mensal obrigatória apenas para jogar, e pilhas de conteúdo trancadas atrás de uma rotina dolorosamente lenta? Não, obrigado. Hoje, no entanto, é um jogo muito diferente. A assinatura se foi, substituída por um pagamento único, como Deus pretendia. Compre a ‘Coleção’ versão mais recente, na verdade, e você descobrirá que isso inclui todos os capítulos lançados anteriormente. O melhor de tudo, porém, é que o mundo agora se ajusta ao seu nível atual.

The Elder Scrolls Online – mais comumente conhecido como TESO – é o melhor MMO que eu já joguei, porque na maioria das vezes, eu esqueço completamente que não sou o único jogando. Até agora, eu coloquei 80-90 horas neste jogo. Números de novatos para um MMO, eu sei, mas ainda é uma quantidade notável de tempo por duas razões. Em primeiro lugar, tenho dois empregos e três filhos. Isso é basicamente uma década de tempo livre para mim. Em segundo lugar, em todas essas horas, não falei com outro jogador sequer uma vez.

Eu vejo outros jogadores com bastante frequência. Pessoas com níveis de personagem bem em figuras triplas, vestidas com roupas luxuosas que levariam incontáveis ​​horas para ganhar, e às vezes montando bestas que eu nem sabia que estavam no jogo. De um modo geral, eles me ignoram e eu os ignoro, e todos ficam felizes. Em vez de interromper a imersão – para mim – essa vibração agitada e urbana o aprimora. Aqui estão outras pessoas vivendo suas próprias vidas e se fortalecendo em suas próprias aventuras, todos nós trilhando nossos caminhos individuais pelo mesmo mundo. Se Skyrim já se sentiu escasso ou subpovoado para você, ver as pessoas vivendo suas vidas neste mundo é o tônico perfeito.

E ah, que mundo. Os gráficos não melhoraram muito desde 2014, mas não me importo. Este é o tipo de terra de fantasia enorme que meu eu adolescente irregular teria ficado impressionado. Cidades, masmorras, pântanos úmidos, campos exuberantes, colinas e desertos: uma variedade de locais e biomas que não estão colados a florestas invernais ou picos de montanhas agrestes. Minha região favorita de longe é Summerset, com seus quilômetros de vegetação e árvores coloridas. E se você está ansiando pelo cenário montanhoso do último RPG matador da Bethesda, não se preocupe – TESO permite que você literalmente revisite Skyrim. Bem, mais ou menos.

Os jogadores que possuem o capítulo Greymoor têm acesso ao local de Western Skyrim. No entanto, na tradição de Elder Scrolls, TESO ocorre milhares de anos antes de Skyrim – então existem algumas diferenças no layout do local (para aqueles de vocês que também podem ter um diploma de cartografia em Skyrim depois de jogar tanto). TESO também possui um Blackreach expandido, Solitude, Dragon Bridge, além de um novo covil de vampiros feito de estalactites. É melhor DLC do que armadura de cavalo, com certeza.

Então, embora eu possa estar conversando com um NPC chamado Mizzik Thunderboots em um minuto, e vendo alguém chamado COOLMAN69 correndo pela cidade no próximo, tudo forma um todo coeso para mim. Eu costumo evitar os modos PvP separados e até as masmorras em grupo. Em vez disso, trato o TESO como um jogo para um jogador, e é mais do que feliz para mim fazê-lo. Na verdade, suspeito que muitas pessoas jogam assim; e o jogo sabe disso – o capítulo Blackwood até introduziu a opção de desbloquear um companheiro de IA para acompanhá-lo em suas aventuras.

Enquanto subir de nível ainda traz muitos benefícios – mais saúde, magicka e resistência, habilidades novas e atualizadas e assim por diante – seu nível atual nunca é uma barreira para qualquer lugar que você queira ir. Ironicamente, o TESO restringe menos os jogadores solo do que os jogos offline que imitam o design do MMO; Eu amo Assassin's Creed, por exemplo, mas odeio a maneira como Valhalla bloqueia grandes pedaços de seu mapa atrás de requisitos de nível de personagem ridiculamente altos. A escala de nível torna essa frustração discutível no TESO.

Então, estou sempre sozinho quando converso com NPCs (cada um deles é totalmente dublado, a propósito), e quando corro nas várias missões que eles me enviam. Eu adoraria entender como funciona o matchmaking do TESO, pois claramente coloca os jogadores na mesma missão próximos uns dos outros sempre que possível. Embora a maioria das minhas missões sejam assuntos solo, não é incomum descobrir que um jogador muito mais poderoso abriu caminho para mim em uma seção de masmorra, ou para alguém entrar e começar a me ajudar no meio de um complicado lutar. Parece que os aventureiros cruzam caminhos em suas próprias viagens misteriosas, como fariam em um mundo de fantasia genuíno e honesto.

E eu não sou egoísta; Eu ajudo os outros também! Muitas vezes, eu estava andando pelos campos a caminho do meu próximo objetivo, encontrei alguém lutando contra monstros e fiz um desvio para ajudar (embora isso provavelmente seja "ajuda" da mesma forma que uma criança pode ‘ ajude um pai a fazer um bolo). Depois, há os eventos do grupo. Apenas um dia antes de escrever isso, vi um grupo lutando contra um dragão nas proximidades e valentemente mergulhei nos últimos 30 segundos para obter minha parte do saque. Eu sou um herói por completo.

Lembro-me de jogar DC Universe Online. Ele prometia que você poderia criar seu próprio herói ou vilão e depois embarcar em emocionantes aventuras superpoderosas. Eu fiz um homem tigre com uma capa que podia voar, e eu o chamei de Evil Dave, e eu o amei. Até que, isto é, eu realmente comecei a jogar. Seu poder era mais de gatinho do que de tigre, e ele voava apenas um pouco mais rápido do que um bebê dando seus primeiros passos pode andar. Ficou claro que levaria muitas dezenas de horas para que meus sonhos talvez, talvez, se tornassem realidade. logo desisti.

TESO, por outro lado, promete um mundo de fantasia que você pode criar – e cara, ele entrega. Cada novo personagem precisa passar pela missão do tutorial para colocar as mãos em sua primeira arma e sentir o jogo; mas o que acontece depois disso depende inteiramente de você. Há uma profundidade enorme para quem quer: há culinária, artesanato, encantamento, caça ao tesouro, guildas de jogadores, decoração de propriedades e muito mais. Mas você não tem que fazer tudo, ou mesmo nada disso. Só quer falar com NPCs e matar inimigos? Vá em frente.

Há uma quantidade absurda de conteúdo disponível para você quando você também tem acesso a todos os capítulos do jogo. Tanto que tenho dois personagens que estão tendo duas aventuras completamente diferentes. Meu feiticeiro Khajiit se defende principalmente com seu arco e sua magia, e salvou a ilha Summerset do desastre. Meu necromante Argoniano – Deidre, a pontuda – por outro lado, destrói seus inimigos com um cajado mágico e magia negra baseada em ossos, usando os cadáveres de seus inimigos para curar. Ela acabou de ser coroada Campeã do Vivec.

Teso me deu um gosto pelo gênero, me incentivando a experimentar alguns outros exemplos? Deus não, eu odeio MMOs. Mas é exatamente por isso que eu amo The Elder Scrolls Online.

Nenhum comentário