Intrometer-se no mod subaquático do GTA 5 foi um desafio titânico – e provavelmente algo que você não deveria fazer

Grand Theft Auto 5 no PC não tem falta de mods de água, então transformar Los Santos em uma metrópole submersa deveria ter sido fácil. Mas o que consegui foi um pesadelo aquático e pesado de cadáveres que nem James Cameron conseguiu aproveitar.

Correndo o risco de soar como um vilão da velha escola de Bond, há muito tempo tenho interesse em inundar o mundo de Grand Theft Auto 5. Na época em que o PlayStation 3 foi desbloqueado, cerca de 10 anos atrás, os modders descobriram que podiam interferir em seu funcionamento.

Assisti a um vídeo no YouTube de um mod em ação, com o nível do mar elevado tão alto que apenas os topos dos edifícios eram visíveis. Era uma visão impressionante e perturbadora, que lembrava algum filme-catástrofe de grande orçamento. Mas, como não queria correr o risco de ser banido da PlayStation Network, nunca cheguei a experimentar as alegrias da encharcada Los Santos.

Isso foi, até a outra semana, quando o algoritmo do YouTube lançou outro vídeo subaquático de GTA 5, desta vez da versão para PC do jogo. Essa ideia há muito esquecida ressurgiu e, depois de encontrar um mod que funcionou (desenhei um branco com o primeiro), Grand Theft Auto 5: The Drownening começou.

Aqui está Franklin, flutuando com algumas batatas fritas.

Reconheço que uma parte significativa do caos se deveu à minha própria estupidez flagrante, embora eu deva acrescentar que não foi a população em geral que se transformou em comida de peixe. Eu já havia desativado pedestres e tráfego, então foram apenas Trevor, Franklin e Michael que acabaram sofrendo. Majoritariamente. Houve algumas exceções, mas falarei sobre elas mais tarde.

A boa notícia é que a versão mais recente do GTA 5 impede que você fique online com os mods instalados, então não corria o risco de ser banido. A má notícia é que, como eu alegremente instalei “500m Flood, Calm”, eu realmente não tinha pensado em quão profunda seria a água.

É, talvez, pacífico?

Gostaria de culpar a Subnautica pela minha loucura, por me fazer pensar que haveria plantas de oxigênio com as quais eu poderia reabastecer os pulmões de Michael e co, mas essa é uma desculpa bastante esfarrapada. A verdade é que achei que 500m parecia um número legal e redondo e lá fui eu.

Se eu tivesse feito a mais remota pesquisa, teria aprendido que é um bom terço do que a Torre Eiffel. Na verdade, se eu tivesse pensado por um minuto, toda essa confusão poderia ter sido evitada. Provavelmente não teria sido tão divertido, no entanto.

Então, em vez de chegar à superfície, cercado pelos picos dos arranha-céus de Lost Santos, Michael expirou antes mesmo de ver a luz do sol. Talvez eu não estivesse nadando rápido o suficiente, raciocinei, então comecei a martelar o botão de corrida. Mais uma vez, não terminou bem.

Franklin não se saiu melhor e, embora eu achasse que Trevor ficaria muito zangado para se afogar, um WASTED que preencheu a tela provou que eu estava errado. Ele me trouxe mais perto da superfície quando desovou no Monte Gordo, mas não foi perto o suficiente.

Tenho dúvidas sobre como isso funciona.

Neste ponto, uma pessoa sensata teria voltado e baixado o nível da água, mas eu estava determinado a não desistir. Se o pior acontecesse, eu sempre poderia usar um dos truques do GTA 5 para gerar um minisubmarino e continuar minhas aventuras submarinas dessa maneira.

Mas não, continuei fazendo a mesma coisa e esperando resultados diferentes. Descobri que, se eu alternasse entre os três personagens enquanto seus pulmões se esvaziavam e sua saúde começava a se esgotar, eu poderia redefinir seu afogador interno. Continuei nessa linha por um tempo, mas então, na próxima vez que mudei para Michael, algo diferente aconteceu.

A única coisa 'perdida' aqui é o meu tempo.

Especificamente, um carro apareceu flutuando em sua entrada (a água estava muito turva para ver se era dele) e, quando nadei para investigar, caiu sobre ele. Não o matou, mas foi o suficiente para me persuadir a tentar uma abordagem diferente.

A única coisa boa de ter tantos personagens morrendo diante de seus olhos é que, uma vez que o tempo passa, você pode experimentar as cenas de troca de personagens debaixo d'água. Observei Michael acenar silenciosamente para seu alfaiate, nada além de bolhas saindo de sua boca, antes que o jogo passasse o controle para mim.

Em outra ocasião, eu mesmo ri bobamente quando, saindo do almoço, ele se despediu de sua esposa Amanda, que, também sentada, se afogou momentos depois. Sim, eu sou uma pessoa terrível. Estranhamente, seu filho Jimmy parecia contente em continuar jogando seus videogames, sem se importar que seu console agora fosse resfriado a água.

Ele odeia níveis subaquáticos, ironicamente.

Franklin também não pareceu notar que seu saco de batatas fritas estava flutuando ou que o clube de strip que ele deixou provavelmente estava emitindo aqualungs para seus dançarinos. E o Trevor? Como no GTA5V não modificado, suas travessuras eram divertidas e perturbadoras em igual medida.

Além de pegá-lo no banheiro, apertando a mão de Aquaman, ele conseguiu brigar com dois porteiros submarinos. Eu digo “luta”, mas pode ter sido que eles estavam apenas tentando não se afogar, mas uma vez que eu, como Trevor, comecei a balançar, não havia como voltar atrás.

Eu finalmente entendi e, trazendo o console do jogo, toquei em BUBBLES para convocar um mini-submarino Kraken. Ela se materializou e imediatamente caiu sobre Michael. Troquei de personagem e tentei novamente. Desta vez, caiu sobre Franklin. Não foi fatal, mas definitivamente foi indigno.

Sabe aquele lindo episódio subaquático de Bojack Horseman? Isso não é nada disso.

Algumas tentativas depois, eu consegui o jeito de desviar do caminho. Nadei até a escotilha e... nada. Porque? Porque ao gerar um sub sob o padrão “normal” obras, na inundada Los Santos, fazê-lo em qualquer lugar que não seja a superfície se transforma em um naufrágio inoperável.

Tive vontade de xingar o nome da Rockstar, mas então me dei conta de como isso seria ridículo. Os departamentos de controle de qualidade têm um tempo difícil o suficiente, seria absurdo esperar que eles compensassem algum mod futuro criado pelo usuário.

Assim admiti a derrota e ajustei o nível da água para uns 100 metros mais razoáveis. Isso me deu a experiência que eu desejava. embora eu não queira pensar em quantos Franklins, Michaels e Trevors eu passei. Cheguei à superfície, pulei em um submarino convocado às pressas e explorei as profundezas misteriosas da cidade. Arrebatamento, coma seu coração.

Amanda? Eu mal a conhecia.

Eu poderia deixar tudo bem? Claro que não. Foi assim que, depois de maximizar a profundidade da água (e usar um truque de invencibilidade de curto prazo), Michael foi despedaçado por um tubarão. Não sei de onde veio – Eu sei que este mod não gera vida marinha. Talvez fosse a própria divindade aquática do GTA 5, furiosa por eu ousar exercer controle sobre os oceanos.

Mas por enquanto? Acho que, para futuras saídas de GTA 5, vou me ater à terra firme.

Nenhum comentário