Revisão do remake de Dead Space: uma masterclass em horror de sobrevivência, tudo de novo

Ao embarcar no USG Ishimura e vestir o traje do protagonista de Dead Space, Isaac Clarke, você descobrirá o terror como nunca antes na forma de Necromorfos. Esses horrores alienígenas, juntamente com tons de fanatismo religioso, fazem do USG Ishimura um dos cenários mais aterrorizantes do gênero survival horror.

Na mesma linha de Alien: Isolation, há algo tão claustrofóbico em ser abandonado no espaço sideral; a ameaça imediata de alienígenas de horror corporal, os fanáticos religiosos encorajando-os a se alimentar, e este enorme navio com uma miríade de quebrados… tudo. Fica na sua cabeça. Dead Space é um teste para a paciência e resiliência de Isaac e, quando você chega ao terceiro ato do jogo, percebe que ele está se esgotando.

Não há espaços seguros e não há como escapar do USG Ishimura. Mesmo em salas com Save Stations e Stores, você não pode ter certeza de que um Lurker ou Slasher não aparecerá. Esse sentimento de insegurança é combinado com um sistema de combate satisfatório sem o qual Dead Space não seria o mesmo. Seus tiros na cabeça não importam a bordo do USG Ishimura. É tudo sobre desmembramento. Com habilidades como Stasis e Kinesis, permitindo que você diminua a velocidade dos inimigos e os empale com itens comuns, o combate é esmagador no início. No segundo em que você entra no ritmo das coisas, no entanto, você pode se tornar incrivelmente criativo ao matar hordas de necromorfos.

Graças ao 'Intensity Director' do Dead Space, a geração de inimigos hostis e a forma como as funções de iluminação ou áudio podem ser totalmente únicas para sua experiência pessoal do jogo, então as lutas não serão as mesmas. Sabes o que isto significa? Você realmente nunca sabe o que esperar. Isso, acompanhado por uma pontuação aterrorizante, Dead Space vai te irritar tanto quanto na de Isaac.

A música e a trilha sonora orquestral de Dead Space atingem picos assombrosos que ecoam o trabalho de John Carpenter (por que ele não está dirigindo o filme Dead Space de novo?), mas não apenas quando você ;re em perigo; a pontuação vai se aproximar de você e apavorá-lo mesmo durante os momentos de segurança. Em nenhum momento Dead Space escolhe desacelerar; constantemente mantém você na ponta do seu assento e faz você questionar tudo com vários crescendos e ritmos acelerados. O que foi aquela aparição? Por que Nicole está falando sobre Isaac 'tornar todos inteiros novamente'? O que realmente está acontecendo aqui?

Cuidado atrás de você...

Dead Space tem um enredo genuinamente interessante e, quando se trata de aumentar a tensão, também não depende de sustos baratos. De qualquer forma, o jogo serve como uma aula magistral na criação de tensão e suspense de forma eficaz em jogos de terror - ndash; mesmo agora, cerca de 15 anos após o lançamento do original. Tome entrar em um elevador, por exemplo. Você está pensando que está seguro agora e que o Necromorfo que o persegue definitivamente não cabe aqui. De repente, está explodindo pela porta e você cuspiu sua bebida que você pensou que estava finalmente seguro para tomar um gole. Ou você está caminhando por um longo corredor quando a turbina no final quebra repentinamente. Você imediatamente aponta sua arma e se prepara para problemas, mas, neste caso, foi um alarme falso; agora você está no limite novamente sem motivo.

E esses são apenas dois sustos básicos de muitos que funcionam para manter sua atenção focada em Isaac e no USG Ishimura o tempo todo. Eu poderia falar por horas sobre todas as emoções que Dead Space escondeu dentro dele, mas se você sabe, você sabe. E se você não o fizer, é melhor experimentá-lo por si mesmo.

Quando a música não está embalando você em uma falsa sensação de segurança, ou você não está se defendendo de bebês cuspindo ácido que podem escalar paredes, você está absorvendo o ambiente. A iluminação, a névoa, o grão do filme. Além disso, sem nenhuma interface do usuário. Dead Space sabe como mantê-lo imerso. Isto é, até a última metade do jogo. À medida que o capítulo 7 se desenrolava e eu continuava com a missão em mãos, a jogabilidade começou a parecer confusa e repetitiva. O que começou como um ritmo primitivo logo se tornou um borrão; a certa altura, parecia que todos os outros cômodos em que entrei se tornaram uma zona de quarentena onde eu enfrentaria uma horda. Depois disso, parecia que os quebra-cabeças eram infinitos e o combate mínimo.

Embora tarefas repetitivas tenham arruinado minha imersão na segunda metade, não pude deixar de pensar que isso funcionou de alguma forma a favor do Dead Space. Afinal, você pode imaginar como Isaac se sente quando chega o capítulo final do jogo? Seu estado mental se deteriora lentamente com o passar do tempo, e chegar aos capítulos finais com o jogador e o personagem do jogador se sentindo esgotados realmente trouxe a experiência de Isaac para o primeiro plano. Dito isso – mesmo com minhas reflexões tardias desculpando a natureza repetitiva do jogo – esse não foi o único problema que encontrei.

Rastejar sobre o Ishimura passará pela sua cabeça.

Em mais de uma ocasião, infelizmente, meu jogo quebrou. Jogando no Xbox Series S, encontrei alguns casos em que meu jogo congelava, geralmente ao morrer, e precisava ser reiniciado. Isso, além dos inimigos que estavam com falhas em todo o show, me tirou desse mundo cuidadosamente selecionado e intencionalmente criado.

Os inimigos às vezes ficavam na minha frente, olhando e não fazendo nada e, na maioria das vezes, se eu matasse um inimigo em um local como uma porta ou canto, seu cadáver teria espasmos sem fim e, na pior das hipóteses, casos, voe pela sala. Isso levou a muita confusão ao enfrentar hordas de necromorfos e regularmente resultou em eu pisotear uma sala inteira em pedacinhos apenas para garantir que tudo estivesse realmente morto. Dito isso, o recurso de salvamento automático do Dead Space geralmente entra em ação e espero ver esses pequenos problemas de qualidade de vida corrigidos em um futuro próximo.

Finalmente, não vamos negligenciar nosso protagonista, o engenheiro espacial Isaac, também. Ele fala desta vez, dando a ele um pouco mais de personalidade e carne emocional, e ele é fundamental para fazer você se sentir ansioso. Depois de um tempo tenso lutando contra The Hunter e lidando com os perigos do maníaco Dr. Mercer, fiz uma pequena pausa e, tendo acabado de salvar, não pausei meu jogo.

Enquanto eu percorria minhas anotações, eu podia até ouvir meu próprio batimento cardíaco na minha cabeça. Minha reação física ao jogo me deixou com mais medo, até que percebi após verificar meu BPM que não era, de fato, meu coração. Era de Isaac. Eu escutei com um pouco mais de atenção e pude ouvi-lo também recuperando o fôlego. Na verdade, eu estava bem, mas não me sentia bem.

Basta olhar para aquela iluminação.

Dead Space não apenas coloca você no papel de Isaac Clarke, mas também o força a entrar na cabeça dele. Você está constantemente questionando se as aparições que ele está vendo são reais, e sua reação física aos eventos inacreditáveis ​​a bordo da nave espacial apenas alimentam ainda mais a sua. Você está completamente à mercê do USG Ishimura, e isso nunca permite que você se esqueça disso. Em última análise, Dead Space é um jogo com o qual muitos desenvolvedores de terror podem aprender quando se trata de criar suspense e uma sensação de pavor em seus jogadores.

E no que diz respeito aos remakes, Dead Space me fez ansiar por uma série de uma década. Isso é sucesso, se você me perguntar.

Nenhum comentário