11 anos depois, o 3DS ainda é o lar do melhor jogo Fire Emblem

Isso mesmo. Já se passou mais de uma década desde que Fire Emblem Awakening foi lançado para o Nintendo 3DS. A quantidade de jogos disponíveis (ou, pelo menos, que estavam disponíveis) para o NDS e 3DS ultrapassa os milhares. No entanto, ainda assim, Fire Emblem Awakening reina forte como um dos melhores - ndash; bem como uma das melhores entradas da série Fire Emblem. E isso não é tarefa fácil.

Comecei a jogar Fire Emblem Awakening pela primeira vez há apenas algumas semanas. Eu primeiro tive um ‘Newcomer’ correr acontecendo; Cometi alguns erros (reclassifiquei minhas unidades muito cedo, confiei em uma unidade promovida para limpar muitas batalhas e assim por diante), então comecei de novo com algum novo conhecimento compartilhado por meus amigos.

Recomeçar também não foi a chatice que você esperaria. Como o jogo é tão bom, fiquei empolgado para experimentar o começo do Despertar novamente e, como resultado, até me senti mais conectado aos meus personagens. Todos os charmosos cavaleiros, magos e estrategistas, que estabelecem relacionamentos próprios uns com os outros enquanto estão no campo de batalha... Eu senti que os estava conhecendo melhor também.

Agora, tenho até um terceiro salvamento em movimento, no qual decidi tentar enfrentar o ‘Clássico’ (no qual suas unidades podem morrer permanentemente). É uma tarefa árdua e apresenta muito de mim redefinindo meu jogo (não conte a ninguém), mas quando eu simplesmente quero criar estratégias para uma batalha no conforto da minha cama enquanto estou cochilando à noite, meu ‘Newcomer’ salvar me mantém seguro e protegido. É tudo uma questão de opções, querida!

Tire sua mente da sarjeta.

Vale a pena notar que geralmente odeio jogos de estratégia de todas as formas e tamanhos (a menos que seja Civilization de Sid Meier), e Fire Emblem Awakening é um jogo de estratégia RPG com alguns fãs hardcore. Como resultado, adiei jogá-lo por muito tempo, imaginando que simplesmente não estava no meu estádio. Infelizmente, finalmente peguei o jogo, desejando os elementos de RPG que todos que eu conhecia elogiavam constantemente; casar com meus personagens, uma narrativa turbulenta, cenas lindas. Mas fiquei pela jogabilidade baseada em estratégia. O jogo, por mais lento e difícil que às vezes possa ser, é acessível a todos, sofisticado e totalmente agradável. Para cada etapa de sua jornada.

Completar cada batalha com sucesso é tão satisfatório quanto resolver um quebra-cabeça, e você é recompensado com personagens que se uniram e subiram de nível, ao lado de uma história na qual você pode realmente se jogar. Personagens casados ​​podem até ter filhos, que se tornam unidades recrutáveis ​​em batalha, fazendo você descascar as muitas camadas de interesse que Fire Emblem: Awakening apresenta. Cada batida narrativa, cada mecânica de jogo – há uma razão pela qual todos se unem, e o Despertar nunca deixa a bola cair.

Fire Emblem Awakening também é massivamente personalizável; você pode fazer o seu próprio jogo. Por exemplo, você pode alternar as animações de batalha 3D para ver suas unidades lutando no campo em sua glória de pixel 2D. Você também pode escolher quanta informação é apresentada a você em um determinado momento, optando por cada bit de informação disponível ou um resumo simplificado. Você pode acelerar ou desacelerar as coisas como quiser e, é claro, selecionar a dificuldade que mais lhe convém. Ele introduziu elementos nos quais os jogos futuros se baseariam e simplificou elementos de experimentos de séries anteriores para torná-los significativos, enxutos e fáceis de entender.

Que comecem as batalhas.

Awakening é um jogo incrivelmente sofisticado para o 3DS e, mesmo 11 anos depois, não parece remotamente desatualizado. A capacidade de personalizar como seu jogo se desenrola para se adequar a você, emparelhado com personagens que parecem pessoas reais, fazem dele um título que realmente se destaca entre outros RPGs que já joguei. E um título de destaque no próprio console 3DS.

Agora, se você não se importa comigo, vou ouvir o OST Fire Emblem Awakening repetidamente, que é tão bonito quanto o resto do jogo.

Nenhum comentário