Zelda: Tears of the Kingdom é ótimo, mas espero que o próximo jogo não seja nada parecido

É meio difícil descrever com precisão o quão impressionante é o jogo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Pessoalmente, acho cada vez mais raro jogar um jogo triplo A que cumpra a promessa de seu escopo, mas o último lançamento da Nintendo o fez com sucesso. Há apenas… tanto para fazer, e muito do que vale a pena fazer. As missões secundárias parecem esforços valiosos, em vez de distrações sinuosas, as novas habilidades são inacreditáveis ​​e a história principal em si me fisgou rapidamente. Obviamente, é fácil argumentar que este é o jogo do ano. Mas eu só espero que qualquer jogo Zelda que a Nintendo faça a seguir, não seja nada como Tears of the Kingdom.

Zelda é uma série um tanto estranha. É uma franquia um tanto iterativa, mas não tão grande quanto seu primo Mario, que se esforça constantemente para tornar a movimentação em um espaço 3D mais interessante - você também pode se divertir. ou pelo menos radicalmente diferente – do que o último. Na maioria das vezes, porém, cada jogo Zelda tem algo próprio que realmente o ajuda a se destacar, pelo menos desde Majora's Mask. O referido jogo do N64 obviamente tinha as máscaras que permitiam que Link se transformasse nos diferentes grupos de pessoas que apresentava em Ocarina of Time.

Depois, há Wind Waker, que acabou com a paisagem aberta de Hyrule e a transformou em uma Oceanscape aberta. Twilight Princess levou as coisas ainda mais longe, transformando Link em um lobo literal, Skyward Sword deu a Link um pássaro para voar, A Link Between Worlds o deixou se transformar em uma pintura, Minish Cap o deixou encolher até o tamanho de uma partícula de poeira , A lista continua. Todos esses são truques, mas que frequentemente ofereciam maneiras interessantes de explorar o mundo – da mesma forma que as novas habilidades de Tears of the Kingdom.

Não são os truques que tornaram qualquer um desses jogos tão interessantes quanto são, mas, para mim, pessoalmente, foram os mundos que você tem que explorar que os fizeram valer a pena explorar. E Zelda está no seu melhor quando está mais estranho, como no que é facilmente um dos melhores da série, Link's Awakening.

Simplesmente um carinha perfeito!

Joguei Link's Awakening pela primeira vez quando o remake foi lançado e rapidamente descobri por que tantas pessoas o consideram seu título Zelda favorito. O conceito se presta facilmente a fazer algo diferente com Link (ele está preso em um sonho e precisa encontrar uma maneira de acordar), e é melhor para isso. Tudo é maravilhosamente eclético em Link's Awakening, todos um pouco estranhos, mas charmosos. E sem as algemas de ter que lidar com a Triforce ou Ganondorf, permitiu que Link tivesse uma aventura onde as apostas eram um pouco menores.

Infelizmente, não tenho certeza se teremos um jogo como Link's Awakening novamente. O produtor da série Zelda, Eiji Aonuma, disse que Breath of the Wild e Tears of the Kingdom são o novo formato para a série daqui para frente, e se ele quer dizer que será o caso de todos os jogos Zelda, acho que é uma pena. Embora eu entenda as pessoas que querem experimentar um pouco mais daquela sensação clássica com masmorras lineares e coisas do gênero, eu realmente não me importo que a série tenha feito uma mudança nesse sentido (para ser totalmente honesto, acho que apenas um algumas das masmorras são verdadeiramente memoráveis).

O que eu não quero que aconteça, porém, é que Zelda perca seu espírito único ao realmente fazer algo diferente de jogo para jogo. Está perfeitamente OK, até mesmo ótimo, na verdade, quando Zelda é muito menor em escopo. Você pode até ir tão pequeno quanto indie – algo que a Nintendo fez uma vez, ou melhor, deixou o desenvolvedor Brace Yourself Games fazer, com Cadence of Hyrule.

Um jogo de ação no estilo visual dos clássicos jogos Zelda 2D, literalmente ambientado no ritmo remixado da história musical da série, Cadence of Hyrule é uma surpresa constante. Em uma parte pelo quão bom é, em outra porque realmente existe (Nintendo? Deixar um desenvolvedor independente lidar com uma de suas propriedades mais preciosas?) Em termos de história, não faz nada de revolucionário, uma surpresa para ninguém , mas foi um prazer passar um tempo em Hyrule de uma maneira tão única e vibrante.

Na verdade, talvez este seja o carinha perfeito...

Senti o mesmo quando recentemente reproduzi o Minish Cap pela primeira vez em muitos anos. A primeira vez que você encolhe até o tamanho Minish ainda parece mágica para mim, principalmente porque me convidou para um mundo invisível pelos cidadãos de Hyrule. Melhor ainda, levei apenas 10 horas ou mais para vencer o jogo, uma raridade no mundo de hoje, onde vemos constantemente jogos cheios de coisas para fazer, mas sem motivo para fazê-las.

Minish Cap me lembrou das pequenas maneiras pelas quais Zelda poderia se sentir grande; não precisava do enorme mundo aberto de Tears of the Kingdom para parecer impressionante, tudo o que precisava era de uma paleta de cores maravilhosamente saturada e pixel art impecável. Não que eu não ame explorar o mundo de Tears of the Kingdom, na verdade eu amo. Só não quero que essa seja a única maneira de partir em uma aventura com Link.

Essa visão, no entanto.

Tears of the Kingdom é um ato incrivelmente difícil de seguir, porque é sem dúvida a maior e mais barulhenta jornada que Link já fez. Como você cria uma sequência que é no mínimo tão impressionante quanto a anterior? Eu não acho que você pode, honestamente! Mas ir propositadamente para algo menor, embora não necessariamente mais completo, significa que a equipe por trás de Zelda pode fazer algo divertido e único sem ter que levar para casa o ouro.

A Nintendo claramente adora experimentar, mesmo que seja em seu detrimento (teríamos o Switch sem o Wii U?) E é parte do motivo pelo qual continua a ser importante no espaço dos jogos todos esses anos depois. Não preciso que a Nintendo deixe um time independente tentar novamente Zelda, embora eu não me importe, mas não quero que Zelda perca aquele espírito estranho que tem.

Principalmente o que eu quero que a Nintendo faça é deixar Link fazer muitas coisas; deixe-o adormecer e salve uma ilha dos sonhos, deixe-o diminuir de tamanho e enfrentar inimigos maiores que a vida, deixe-o salvar uma cidade condenada a ser esmagada pela lua. Zelda ficará melhor com isso.

Nenhum comentário