Revisão do Speaking Simulator: Gagueiras e sputters

Eu tinha grandes esperanças no Speaking Simulator ao ouvir que eu estaria revendo o jogo. Há algum tempo eu tinha visto um trailer que parecia muito bom e a página da loja Steam do jogo estava cheia de elogios de feiras e piadas positivas da imprensa. Depois de passar algum tempo com o jogo no meu próprio tempo, minha diversão fracassou rapidamente. É uma premissa aparentemente ótima que cumpre amplamente o que promete fazer, mas ainda parece um protótipo, e não uma experiência coesa.

As porcas e parafusos

Esses malditos robôs estão nisso de novo. Eles montaram a máquina de infiltração não tão perfeita — uma engenhoca ambulante, falante, revestida de pele sintética e pontos de articulação suficientes no crânio, para que possa passar por um humano real. Seu trabalho é ser esta máquina. O Speaking Simulator leva você a uma sucessão de encontros sociais, onde você deve manipular várias manipulações e alavancas para ajudar o robô a passar despercebido por uma vizinhança de bolsas de pele sem noção.

Note-se que os robôs deste jogo não são tão avançados quanto os que enviaram o T-800 no tempo para matar Sarah Connor. Esse terminador social foi construído com o que parece ser esquemas não testados e tolerâncias incrivelmente frouxas. Embora você tenha controle manual sobre a mandíbula e a língua, o simples ato de falar muitas vezes pode ser suficiente para desgastar engrenagens, parafusos e motores internos. Você não conversa tanto com as pessoas quanto evita desmoronar espetacularmente.

Jogando com calma

Inicialmente, a bobagem da situação vale meia risada quando você luta com a língua na tentativa de pressionar botões na boca e acidentalmente arranca seus próprios dentes. Cada nível do jogo é uma conversa simples, onde você tenta cuspir alguma aparência do idioma inglês. Cada vez que você estraga tudo, uma barra que mede a suspeita da pessoa com quem você conversa se enche. Se você não puder enunciar a passagem atribuída antes que a barra seja preenchida, o seu infiltrador robô se desintegra mais ou menos em uma pilha de sucata.  

Se você obtiver sucesso, poderá voltar ao escritório do robô doméstico e adquirir novos dentes. Essas atualizações dentárias podem oferecer melhorias simples para coisas como controle da língua ou adicionar funcionalidades totalmente novas ao robô, como a capacidade de sorrir e franzir a testa ou o poder de dançar. Esses complementos trazem uma camada adicional de dificuldade e complexidade às conversas, pois exigem manipulação como a língua e a mandíbula.

Estou morto por dentro como um robô?

Jogar o Speaking Simulator me lembra o QWOP, o jogo da web mais antigo que encarregava os jogadores de simplesmente dar passos com um corredor de pista manipulando joelhos e tornozelos. Começa sem jeito e as posições distorcidas em que o corredor acabou foram bem engraçadas. O Speaking Simulator está seguindo esta fórmula e você se encontrará rapidamente com a língua do robô pendurada para fora da boca enquanto você morde ou pior ainda.

Os modelos do jogo se encaixam e, quando o robô começa a desmoronar sob pressão, o visual pode rapidamente se aproximar do combustível do pesadelo. Eu sei que eu deveria estar vaiando e hollerin ’ com alegria quando as brincadeiras acontecem, mas nunca tive um momento em que estava me divertindo. Pessoalmente, achei o diálogo sem vida em ambos os lados da conversa e simplesmente não consegui ter uma conexão emocional com a situação do robô. Eu descobri que a maioria dos encontros podia ser feita rapidamente girando o mouse e girando as teclas WASD. O estranho absurdo peixe-fora-de-água nunca me chamou a atenção no Speaking Simulator da mesma maneira que aconteceu com a Octodad de tema semelhante.

Firmware do robô beta

À parte as questões mencionadas anteriormente, pensei que o Speaking Simulator estivesse mal cozido. Na maioria das vezes, a apresentação gráfica era perfeitamente adequada para transmitir a situação do robô e a música no jogo era sólida. Eu me deparei com algumas peculiaridades técnicas e de design que marcaram a experiência para mim. O menu de configurações do jogo é incrivelmente árido, especialmente quando se trata das opções gráficas. Há uma alternância de tela cheia, uma alternância de qualidade antes e uma alternância de resolução. Não consegui fazer nada disso funcionar. O jogo seria lançado em uma janela quadrada com uma resolução estranha e nenhuma quantidade de jogo com as opções poderia corrigi-lo. Mover-se pelas configurações de qualidade não pareceu afetar os gráficos de forma alguma. As três resoluções disponíveis para escolher não faziam sentido (1900x1030, por exemplo), mas não importava muito como alterá-las, na verdade, não faziam nada.

Não há antialiasing disponível; portanto, a apresentação visual foi marcada por muitos jaggies e degraus, pois eu não conseguia fazer o jogo rodar na minha resolução nativa. Qualquer que fosse a resolução em que o jogo estivesse sendo executado, conseguiu interromper o texto de diálogo nos dois lados da tela, o que foi muito ruim, considerando que os humanos reais não tinham voz. A interface do controle de fala era uma verdadeira bagunça. Os controles para a colocação do globo ocular quase sempre eram obscurecidos pela cabeça do robô e eram muito difíceis de selecionar e controlar com o mouse. Se houvesse alguma maneira de controlar as funções adicionais da face com as teclas, não consegui descobrir e a tela de opções de controle não ajudou em nada, pois partes de se foram cortadas devido à resolução. Uma opção de reconhecimento de rosto foi mostrada no menu de configurações, mas não pôde ser ativada e nenhuma explicação foi dada para o que deveria fazer.

Desligamento do sistema

É perfeitamente possível que o Speaking Simulator não seja feito para ser apreciado por mim. Eu podia ver onde um streamer poderia usar o jogo para fazer um vídeo e obter algumas risadas baratas, deixando amigos em uma festa assumirem os controles, ou algo parecido, mas como um jogo solo completo, achei incrivelmente desanimador. Definitivamente, eu podia me ver intrigado com o jogo em uma feira de demonstração ou trailer curto, mas ele não parece um jogo completo. Eu ainda tenho um fraquinho no coração pelo QWOP, mas foi um jogo em Flash gratuito que se destacou como um pequeno desperdício de tempo. Espero mais de um produto com esse preço pedido. 5/10 dentes de firmware do robô

Esta análise é baseada no lançamento do PC Steam. A chave do jogo foi fornecida pelo editor. O Speaking Simulator foi lançado em 30 de janeiro de 2019.

Via: Shack News

Nenhum comentário