Análise do PS5: é o que está dentro que conta

Enquanto a Sony enfrentava uma batalha difícil com o PS3 contra o Xbox 360 da Microsoft em meados da década de 2000, a empresa conseguiu ganhar corações e mentes com o lançamento do PS4. O console se tornou a plataforma líder de fato para a maioria dos jogos multiplataforma e contava com uma impressionante biblioteca de exclusividades que se destacava contra as ofertas da equipe do Xbox. Como o lançamento de dois novos consoles está chegando, a Sony espera levar esse ímpeto até 2021 e além, com uma nova máquina com um estilo externo exclusivo e um controlador renovado. Embora a variedade de softwares de lançamento seja incrivelmente enxuta, o que está aqui é sólido e um forte catálogo de exclusividades deve ajudar a tornar menos dolorosa a espera por verdadeiros jogos de última geração.

Parece um ... uh & hellip;

Os consoles Sony sempre tiveram designs discretos, desde o PlayStation original. Eu consideraria o PS5 o primeiro da família a se desviar da norma com sua pintura em dois tons e abas onduladas. Embora possa parecer muito bom no set de Wall-E, ele se destacou como uma ferida no polegar na minha sala de estar. É um gabinete grande em relação a outros consoles e quando está ao lado do Xbox Series X, ele parece completamente enorme. Ele pode ser colocado nas orientações horizontais ou verticais, mas não consegui fazer com que nenhuma funcionasse para mim.  

Na posição horizontal, era muito largo para caber no meu suporte AV e, subjetivamente, parece um pouco mais bobo do que quando vertical. Colocá-lo em cima do meu suporte também não funcionou, pois o espaço entre a parte superior do suporte e a televisão na parede significava que o PS5 bloqueava o canto inferior da tela. Minha solução temporária envolveu colocar o console na posição vertical em um banquinho sobressalente perto da TV. Eu realmente gostaria de ver os designs rejeitados que não conseguiram fazer o corte em comparação com o produto final, porque eles devem ter sido um tipo especial de ruim para serem a nata da cultura.

Astro's Playroom é um jogo integrado que mostra os recursos do DualSense.

Apesar da minha animosidade em relação ao design industrial do console, eu realmente gosto do que a Sony fez com seu novo controlador, conhecido como DualSense. Eu nunca fui um fã dos pads DualShock, embora achasse que o DualShock 4 era facilmente o mais tolerável que a empresa havia produzido. O DualSense evolui o design de muitas maneiras positivas, resultando em um pad que se sente bem na mão, com distribuição de peso bem balanceada e manípulo e botões sólidos. O plástico texturizado nas alças do controlador é uma grande atualização em relação às alças DualShock 4 suaves e se você conseguir aumentar o zoom com o seu telefone ou lupa, você notará que a textura é feita de símbolos de botão frontal do PlayStation. Eu imagino que o trabalho com ferramentas de plástico necessário para conseguir isso deve ter sido incrivelmente trabalhoso e eu agradeço tanta atenção aos detalhes que muitos podem perder.

O DualSense usa uma bateria recarregável que oferece uma boa quantidade de uso antes de precisar de uma recarga. Consegui cerca de seis horas ou mais enquanto testava o console em execuções contínuas. Isso incluiu o uso do feedback de rumble mais forte possível em jogos que ofereciam essa opção. O feedback tátil aprimorado é apreciado, embora eu não ache que seja o recurso revolucionário que a Sony tem alardeado. Suspeito que ele será usado de forma muito semelhante à sensação tátil Nintendo Switch JoyCon, com alguns desenvolvedores de software oferecendo um uso significativo e outros ignorando-o completamente.

Os gatilhos são bons o suficiente e podem ser controlados por software para oferecer maior resistência que é acionada no meio do pull. É um pouco semelhante a como os gatilhos de 2 estágios no controle do Gamecube funcionavam, embora mais precisos. Suponho que seria possível para os desenvolvedores levar esse recurso mais longe, como um jogo de corrida simulando um sistema de freio por célula de carga, mas não vi nada durante meu período de avaliação que indicasse que isso fosse possível. Os recursos do controlador incluídos parecem ok por enquanto, mas podem acabar se transformando em truques. Dito isso, como um controlador básico, o DualSense ainda é uma grande vitória e eu gostaria que a Sony oferecesse drivers oficiais para uso em PC, pois suspeito que ela poderia encontrar um grande público nessa plataforma.  

Mas e os jogos?

O Homem-Aranha da Marvel: Miles Morales impressiona no PS5.

Durante o meu período de avaliação com o PS5, tive acesso à maior parte da minha biblioteca digital do PS4, bem como a uma cópia inicial do Homem-Aranha da Marvel: Miles Morales. Como assinante do PS Plus, também tive acesso à Coleção PS Plus. Instalei vários desses títulos de catálogo para testar a compatibilidade básica com versões anteriores, bem como algumas das entradas que anunciavam melhorias específicas do PS5.

A primeira coisa que liguei foi Uncharted 4, pois era meu jogo PS4 favorito. Ainda é exatamente o mesmo que no PS4 Pro e não notei nenhuma melhora significativa nos tempos de carregamento. Dito isso, não houve promessas explícitas de quaisquer melhorias aqui, então nenhum dano, nenhuma falta. God of War foi o próximo na minha lista, pois foi anunciado para ser aprimorado para PS5. Depois de selecionar o modo Favor Resolution, entrei em ação e fiquei feliz em ver que toda a lentidão e sensação de lentidão do combate que experimentei neste modo no PS4 Pro agora era suave e limpa. Resultados semelhantes foram vistos com o Days Gone após receber um pequeno patch para habilitar melhorias no PS5. É doloroso para mim compartilhar que os fãs de Bloodborne que esperam por uma saída suave de 30 Hz ficarão desapontados, pois o desempenho do jogo é tão ruim quanto no PS4 vanilla.

Como o jogo fornecido para oferecer um vislumbre do poder do PS5, eu estava animado para mergulhar no Homem-Aranha da Marvel: Miles Morales. Gostei muito do primeiro jogo para PS4 e sempre desejei que tivesse uma porta para PC, já que queria passar pela cidade a 60 quadros por segundo. Felizmente, a versão PS5 de Miles Morales torna esse desejo realidade. O jogo oferece dois modos de operação que permitem ao usuário final obter uma taxa de quadros mais suave ou visuais mais agradáveis. O Modo de Desempenho visa uma experiência de 60 Hz e se assemelha muito aos visuais da versão PS4 Pro do primeiro jogo. O modo de fidelidade usa um limite de 30 Hz, mas oferece melhor iluminação, efeitos de profundidade de campo, cabelo melhor e reflexos bastante aprimorados por meio de traçado de raios.

O Modo Fidelidade dá uma amostra do que a próxima geração pode trazer, mas não é um salto monstruoso sobre sua contraparte de maior desempenho. Ele também sofre de quedas e oscilações durante as cenas que eu não vi no Modo de Desempenho. Jogar o jogo no modo Performance foi mais agradável devido ao menor atraso de entrada e combate mais envolvido. Ambos os modos operam em uma resolução mais baixa que é reconstruída até uma saída de 4K do PS5 para o seu monitor. O PS5 prometia uma experiência de próxima geração, então é um pouco chato você não poder ter seu bolo e comê-lo também, mesmo com um jogo de geração cruzada como Miles Morales.

Os menus front-end no PS5 foram reformulados de como eles apareceram no PS4 e foi geralmente fácil encontrar o que eu precisava dentro do sistema de menus. Segurar o botão PS no DualSense abre um menu na parte inferior da tela que permite monitorar a vida útil da bateria do controlador, entrar no modo de repouso e assim por diante. Porém, só parece estar acessível na tela inicial. Carregar dentro e fora dos jogos parecia um pouco mais rápido do que o PS4 Pro, graças ao SSD incluído. Também permitiu viagens rápidas quase instantâneas em Miles Morales. Eu pessoalmente não vi muito mais durante meu tempo com o PS5 que desse qualquer indicação de que seu SSD teria um impacto monstruoso no dia a dia. O sistema vem com cerca de 675 GB de espaço utilizável pronto para uso e eu suspeito que o gerenciamento de armazenamento será um problema para muitos jogadores no futuro próximo. Eu enchi o drive até a capacidade máxima em nenhum momento.

U R não vermelho E

Como há outros títulos prometidos para o lançamento do PS5 que ainda não chegaram à minha mesa, não posso oferecer uma visão abrangente de tudo o que o PS5 é ou poderia ser para o feriado de 2020, mas o que recebi inspirou alguns confiança. A coleção PS Plus será inestimável para qualquer um que perdeu o ciclo de vida do PS4 e Mile Morales certamente encantará a maioria das pessoas como uma companheira de lançamento. Ainda assim, nada sobre meu pouco tempo com o PS5 ofereceu algo que parecesse de última geração, muito parecido com o Xbox Series X. O histórico da Sony com exclusividades ajuda a aliviar algumas das minhas preocupações, mas este pacote ainda é difícil de recomendar para os casuais , pelo menos durante a janela de lançamento inicial.

Esta análise é baseada na versão em disco do PS5. O hardware foi fornecido pela Sony. O PS5 será lançado em 12 de novembro de 2020 por US $ 499.

Nenhum comentário