Revisão do Steam Deck: é uma maravilha robusta, cheia de potencial… quando funciona direito

"Jesus Cristo, isso é incrível", exclama meu parceiro. Ela entrou na sala e está olhando para a coisa pesada e pesada que estou segurando com as duas mãos. E ela está certa. A coisa em questão é o Steam Deck – e é maciço. Enorme. Depois de usar isso, voltar para um Nintnedo Switch é como segurar um pequeno e delicado passarinho. É maluco.

Minha parceira extremamente paciente e sofredora vê muito hardware de jogos entrando pelas portas desta casa, mas ela nunca comentou sobre o tamanho de um dispositivo antes; nem quando desembalei os consoles de nova geração do tamanho de um homem e nem mesmo quando coloquei uma máquina de fliperama de 150 kg na sala de jantar sem avisar. Então, ela dizendo isso deixa uma impressão: o Steam Deck é enorme. E, no entanto, também parece pequeno – porque a quantidade de energia que ele contém ainda parece muito, muito impressionante para o tamanho da máquina.

O Steam Deck da Valve, um PC portátil para jogos que é basicamente um laptop para jogos de nível intermediário em uma versão descomunal do formato do Nintendo Switch, é uma maravilha técnica. É difícil acreditar que funciona - e nem sempre - mas quando funciona, é realmente incrível.

Em toda a Internet, hoje você poderá ler muitas análises que mergulham profundamente nos aspectos técnicos do Steam Deck, derrubando-o, comparando-o fortemente e geralmente desmontando a máquina. Na verdade, parte dessa cobertura já está disponível - recomendo a análise de hardware do excelente GamesNexus, se você quiser.

Entretanto, no período que antecedeu o lançamento do Steam Deck vem ‘chegando quente’, para ser caridoso. Durante todo o período de revisão, houve atualizações quase diárias, ajustando e melhorando o software e até adicionando novos recursos. Eu assisti o número de ‘Great on Deck’ jogos verificados aumentam ao longo das semanas, e a máquina tem estado genuinamente em um estado de fluxo quase constante, afetando tudo, desde o fluxo do menu até o desempenho do jogo. Como tal, parece imprudente escrever uma análise de hardware cheia de benchmarks e números que, na próxima semana, podem não ser mais precisos.

Como resultado, aqui no VG247 eu queria fazer algo um pouco diferente: uma revisão qualitativa. Tipo, como é viver com o Steam Deck por um mês?

Naquele tempo, usei o Steam Deck em grande parte como a Valve pretendia. Eu toquei no sofá, no banheiro e durante uma estadia no hotel. Eu sentei e joguei no carro enquanto esperava para pegar alguém. Quando os amigos vieram para o Superbowl, alguns deles brincaram com ele, instalando e inicializando jogos, maravilhando-se com o desempenho e sua simplicidade. Em nome dessa simplicidade, aderi em grande parte ao software oficial da Valve, em vez de instalar o Windows ou outras soluções de terceiros no Deck. Eu não queria comprometer a visão deles – porque, honestamente, isso é o que a maioria das pessoas se propõe a comprá-lo provavelmente fará.

Pelo meu dinheiro, esse é o verdadeiro poder do Steam Deck. Este é um dispositivo de jogos para PC relativamente barato (a partir de £ 359 / $ 399), o que é adorável, mas também pretende ser tão plug-and-play quanto os consoles. Nos melhores cenários, você o liga, abre sua biblioteca e instala um jogo compatível. Esse jogo simplesmente funciona, geralmente com predefinições cuidadosamente calibradas projetadas especificamente para o Steam Deck. Haverá muito trabalho para levar este hardware ao ponto ideal com uma massa crítica de jogos verificados, mas quando funciona, é uma proposta poderosa que genuinamente pode abrir jogos de PC e exclusividades de PC para um público mais amplo que não querem um laptop para jogos ou um desktop robusto.

Então, isso é o ideal. O ideal nem sempre é o caso, no entanto. Quando você faz login em um Steam Deck pela primeira vez, sua biblioteca será dividida em seções em um sistema de semáforo. Jogos verdes são jogos verificados; eles funcionam naturalmente e sem problemas no Deck e, em muitos casos, têm configurações especiais e perfis de entrada criados para fazê-los funcionar com o dispositivo. Os jogos âmbar são verificados como jogáveis, mas podem exigir algumas configurações e ajustes de configuração para obter uma boa experiência. Os jogos não testados são… Bem, quem sabe o que vai acontecer. Então, finalmente, no vermelho, há jogos que não podem ou não funcionarão no Deck.

  • 110 são ‘Ótimos no Deck’ certificados, o que significa que eles funcionam perfeitamente. Isso é um pouco mais de 10% da minha biblioteca. E isso inclui Elden Ring.
  • 93 são verificados, mas requerem ajustes para funcionar corretamente.
  • 44 não são suportados e nunca funcionarão no Deck. Isso inclui jogos de RV e software de produtividade como aquela cópia de Você precisa de um orçamento que comprei em uma promoção e nunca usei.
  • O que deixa 728 jogos não testados no momento.

Naturalmente, sua milhagem varia de acordo com os detalhes da sua biblioteca de jogos, mas acho que isso é muito bom para um lançamento de dispositivo. Pessoalmente, tenho quase 200 ‘jogos de lançamento’ disponível para mim em um status verificado - e mais estão sendo certificados praticamente diariamente. Além disso, vários jogos não testados funcionaram bem quando os instalei - muitos estão apenas esperando que esse processo de verificação os alcance.

O que são esses jogos também é importante. Portanto, há tarifas mais baratas e simples, como Cuphead, Sonic Mania e Katana Zero – você esperaria que eles funcionassem. Mas também há jogos recentes e sofisticados: Deathloop, Hitman 3, Tales of Arise e God of War, por exemplo. Através dos salvamentos na nuvem do Steam, peguei um salvamento de meses de Dragon Quest 11 S e limpei mais conteúdo pós-jogo em Yakuza: Like a Dragon. Eu joguei novamente Dark Souls 3 para preparar meu corpo para Elden Ring. Meu parceiro jogou alguns Crash Bandicoot N-Sane Trilogy. Todos esses jogos são verificados e todos funcionaram. É muito legal.

Há ressalvas com este hardware, é claro. Esses jogos rodam, mas não será exatamente o mesmo que em um PC de alto nível. Principalmente, você encontrará resolução e detalhes reduzidos e taxas de quadros limitadas. Os resultados variam naturalmente de jogo para jogo, mas na tela de 7 polegadas do Steam Deck, a perda de detalhes não importa muito. Embora você possa conectar este dispositivo a uma TV enorme, é ao fazer isso que você destacará as deficiências do hardware. Em sua própria aparência, o Steam Deck apresenta-se muito bem – tanto quanto muitos jogos do Switch parecem melhores e mais em casa do que no dock. Goblins de taxa de quadros podem achar que a necessidade de bloquear muitos jogos para trinta pode ser difícil de fazer as pazes com – mas, novamente, considerando o preço e o tamanho do dispositivo, parece uma troca justa o suficiente.

Fiquei menos encantado com o armazenamento e o carregamento, no entanto. A Valve enviou o Steam Deck de 256 GB, o que, no que me diz respeito, torna o armazenamento adicional uma necessidade, pelo menos para jogos 3D grandes e modernos. O Deck tem um slot para cartão SD, então eu o emparelhei com um cartão SanDisk Extreme de 1 TB. Este não é um cartão barato - quase £ 200. O desempenho é… bem, está tudo bem, mas obviamente não é SSD. Deathloop é um jogo que tem tempos de carregamento bastante longos, mesmo no meu desktop de jogos de orçamento giga, mas essas cargas dobraram para mais de um minuto ao carregar de um cartão SD no deck. Yakuza: Like a Dragon se saiu um pouco melhor (apenas 16 segundos para carregar em um save no Deck), mas ainda é mais lento do que estou acostumado. Você tem a opção, é claro, de abrir o dispositivo e realmente substituir sua unidade interna - mas então estamos rapidamente entrando em um território de jogos para PC mais complicado, o que eu queria evitar em grande parte nesta análise.

Além disso, cara, é alto. Voltando aos comentários aleatórios do meu parceiro: eu estava jogando essa coisa na cama e o ventilador estava tão alto que ela me pediu para virar, então fiquei de costas para ela. Também não foi quando ela estava tentando dormir – ela estava assistindo TV e encontrou o fã chutando em overdrive enquanto eu testava Resident Evil 2 Remake para ser uma distração. Isso nunca aconteceu com o Switch, e apenas uma vez aconteceu com um laptop que estava realmente nas últimas. Se você não estiver jogando na cama com o som baixo, você pode abafar o ventilador, pelo menos – há um conector de áudio de 3,5 mm, bluetooth e os alto-falantes embutidos são ótimos. Com isso dito, a dissipação de calor parece ser muito bem projetada, ficando quente, mas nunca desconfortavelmente, uma coisa vital para um dispositivo que você estará segurando por longos períodos de tempo.

Você também poderá segurá-lo por um bom tempo – é confortável. Quando vi o design pela primeira vez, com botões até as bordas, achei que parecia um pouco confuso - mas não, na verdade é incrivelmente ergonômico em design, pelo menos para mim - embora tenha em mente que têm dedos bastante longos. O elemento de design que menos me encanta são as almofadas hápticas, que recriam as do malfadado Steam Controller. Eles também permitem a entrada do mouse, o que é útil se você instalar o Windows ou um dos jogos que exigem configurações ajustadas para funcionar bem. Minha única grande crítica ao design, na verdade, é provavelmente inevitável - o peso. Não é pesado quando você o levanta pela primeira vez, mas é depois de um tempo - e eu achei coisas como tentar jogar do meu lado na cama, onde o peso não é distribuído uniformemente entre as duas mãos, desconfortáveis.

Com tudo isso dito, este não é um dispositivo que você poderá jogar por um longo tempo sem energia de qualquer maneira. É poderoso e, portanto, com fome de poder. A Valve dá uma estimativa ampla de duas a oito horas de bateria dependendo do jogo - a ideia de ser um jogo em HD e 3D como God of War renderá algumas horas’ jogar enquanto um queridinho indie 2D como Into the Breach vai rodar por mais horas. Achei esta uma estimativa justa, embora duas horas não seja de forma alguma o menor tempo de execução possível - consegui esgotar uma bateria completa em cerca de 90 minutos em certos jogos. Basicamente, leve um plugue e reze para que você consiga um assento de avião ou trem com uma tomada elétrica.

Eu não costumo falar sobre o que os outros críticos pensam, mas eu espero que hoje, quando o embargo aos artigos do Steam Deck acabar, haverá um quantidade razoável de irritação em muitos pontos fracos da máquina. Durante todo o período de revisão, o dispositivo foi descaradamente inacabado, e há muito sobre isso que me deixa louco, como como ele desconecta o Wi-Fi para economizar energia e leva séculos para se reconectar, mas não fica em espera por muito tempo quando deixado para ocioso em seus menus. Ou como a maneira como as atualizações do sistema operacional chegam e são baixadas parece ser um acerto ou um erro, e às vezes é necessário reiniciar para forçar o download de uma atualização. Quando há um problema e um jogo não inicializa, é ruim em sinalizar o motivo. Há muitos pequenos problemas como esse.

Nos jogos, falamos muito sobre a síndrome do early adopter, mas acho que, de um modo geral, não a temos tão ruim quanto outras indústrias de tecnologia. Os consoles de nova geração chegaram bastante completos e estáveis. Nesse sentido, o Steam Deck é menos como um lançamento de console de jogos tradicional e mais como um lançamento de eletrônicos de consumo totalmente novo – cheio de pequenas imperfeições e advertências frustrantes que provavelmente serão resolvidas com o tempo.

Se você está em cima do muro, aqui está o que eu diria depois de um mês com ele: eu gosto deste dispositivo, mas de maneiras muito específicas. Posso me ver usando-o pela casa aqui e ali, tanto para reprodução nativa quanto para transmissão remota do meu PC. Definitivamente vou levá-lo de férias em vez de carregar meu grande laptop Razer. O poder extra significa que, para jogos compatíveis disponíveis em ambos, provavelmente o usarei no meu Switch. Mas também… não é necessariamente uma recomendação fácil, ou pelo menos não agora.

$399 ainda é muito dinheiro – mais o custo de armazenamento adicional – e isso ainda é cedo. Se você vai comprar isso, você tem que fazer as pazes com o mantra Early Adopter - que é que você está disposto a desembolsar dinheiro para ser basicamente uma cobaia. Tenho fé na Valve e acho que esse dispositivo vai chegar lá. Por meio de atualizações de software e verificação de jogos, essa iteração de lançamento do Steam Deck será brilhante. E estou convencido de que o inevitável Steam Deck V2, em alguns anos, será obrigatório. Por enquanto, no entanto, você tem que pensar muito se está disposto a entrar no trem dos primeiros adotantes - com todos os altos e baixos que vêm com isso.

Isso é, pelo menos, se você for usar o Steam Deck como um console. A equação muda se você estiver mais confortável com ele como um PC. Sendo a Valve a empresa que é, ela oferece suporte total para você fazer o que quiser com este dispositivo assim que o possuir. Quer instalar o Windows, uma versão mais tradicional do Linux ou dual boot? Vá em frente. Isso também vem em alta – no momento da redação deste artigo, os tão esperados drivers de exibição do Windows para o Deck estão retidos na certificação, por exemplo – mas o potencial é inegável.

Esta é uma ótima máquina de especificações a um ótimo preço, e uma instalação do Windows tem tanto potencial quanto futuras atualizações – especialmente como uma máquina para emulação de jogos clássicos. Já vimos desenvolvedores avançando na portabilidade de emuladores de GameCube e Wii para o Deck, por exemplo - jogável agora em instalações do Windows e totalmente possível em uma porta nativa no sistema operacional padrão do Deck. Naturalmente, uma instalação do Windows pode ajudar na compatibilidade com determinados jogos e dificultar com outros, mas este é um dispositivo diversificado com um bom nível de potência.

Vou mergulhar mais nesse lado do Steam Deck nas próximas semanas – particularmente na ideia de usá-lo como uma potência de emulação. Por enquanto, no entanto, geralmente estou bastante satisfeito com o que é, pelo que é, embora tenha grandes expectativas de que o dispositivo evolua e melhore por meio de uma cadência regular de atualizações de software. Se a Valve conseguir atingir um ritmo forte lá, eles podem estar em algo especial.

Nenhum comentário