É uma ótima semana para ser fã de jogos de ação medianos e muito divertidos

Deixe-me começar dizendo que não me deleito em ver jogos que eu estava animado para se tornarem decepcionantes. Mas a verdade é que nossa indústria obcecada por mega-sucessos triplo A simplesmente não permite espaço para falhas.

Quanto maior a aposta, mais tem que dar certo. Para que isso aconteça, o jogo precisa atrair o maior número possível de pessoas para maximizar suas chances de recuperar o investimento. Esse é o negócio, é assim que as coisas devem funcionar.

Exércitos de desenvolvedores talentosos trabalham para entregar algo que qualquer um pode achar interessante de uma forma ou de outra. Talvez você não se importe com a franquia ou ache sua jogabilidade envolvente, mas não é uma ótima vitrine para seu novo console caro e sua TV superfaturada? O tipo de coisa que você pode mostrar aos seus amigos, gesticulando descontroladamente para os gráficos 4K e efeitos de partículas, dizendo ‘olha! Olha!’ uma e outra vez.

Os principais editores têm dobrado essa abordagem há mais de uma década, e o resultado são jogos amorfos e sem bordas que podem muito bem ser esferas – sopa de conteúdo que você não consegue odiar, mas não encontrará ninguém entusiasmado de uma forma ou de outra.

Isso é o que eu mais detesto sobre nossa realidade atual em jogos, não problemas de servidor ou escândalos de monetização (por mais terríveis que sejam). É a apatia. É a morte por mil mehs.

É raro ver jogadores reclamando de jogos ruins hoje em dia, porque eles simplesmente não são mais tão comuns. Até o terrível Gotham Knights é perfeitamente jogável. Eu coloquei mais de 40 horas nele, rolei os créditos e desbloqueei a maioria de suas conquistas. Mas não gostei. Eu não posso acreditar que alguém realmente fez.

Não estou aqui para discutir sobre a qualidade do jogo, apenas o quão desinteressante, decepcionante e sem graça ele é.

Os jogos B-tier e double-A que não vemos muito hoje em dia quase sempre têm uma coisa em comum que me faz querer jogá-los mais do que qualquer Assassin's; s Creed ou Far Cry: eles falham de maneiras interessantes.

Tenho jogado Evil West recentemente. Dei uma crítica mediana porque, embora tenha aproveitado meu tempo com ele, pude ver todas as maneiras pelas quais poderia ter sido melhor. Sei que a equipe do Flying Wild Hog tomou decisões melhores em seus outros jogos, então sei que pode existir uma versão cinco estrelas do Evil West.

Apesar das minhas dúvidas, comecei um novo save para tentar jogar com mouse e teclado – em vez de controlador. O combate do jogo é envolvente o suficiente e suas ferramentas diversificadas o suficiente para que eu queira experimentá-lo novamente - . mesmo conhecendo todos os elementos de design irritantes que encontrarei.

A ação grande, estúpida e bombástica de Evil West é sua qualidade redentora.

Hoje também marca o lançamento de um jogo semelhante: Gungrave G.O.R.E., um jogo que você não confundiria com um produto AAA, mas que o deixará intrigado. Sei quem eu sou. Suas animações irregulares, visuais desatualizados e (provavelmente) má localização fizeram o contrário de diminuir meu interesse. Eles o despertaram.

E aí está o cerne do argumento. Eu sei que os Evil Wests e Gungrave G.O.R.E.s do mundo vão me desafiar – mecanicamente, intelectualmente, espiritualmente, quimicamente... tanto faz.

O pensamento de, bem, estar motivado o suficiente para ter algo a dizer sobre esses jogos é parte do motivo pelo qual os jogo. O drama – se você quiser – é infinitamente mais interessante para mim do que passar dez horas com o novo Horizon e sair com um encolher de ombros e um derrotado “está tudo bem, eu acho.”

Gungrave G.O.R.E. tem o jank, mas tem o charme?

Então junte-se a mim, querido leitor, para celebrar os jogos intermediários do mundo e os editores que continuam a investir neles enquanto evitam as tentações de forçar todos os estúdios que possuem a fazer The One Single Big Game (aqui&rsquo ;s olhando para você, Call of Duty).

E vamos brindar ao Game Pass também, enquanto estamos nisso. Vamos fazer questão de celebrar um serviço cheio desses jogos brilhantes de nível intermediário, um serviço que parece ter sido projetado especificamente para pessoas como eu: pessoas que querem jogá-los sem ter que esperar uma queda de preço ou para uma adição milagrosa ao Games With Gold ou PS Plus.

Gungrave G.O.R.E., pelo menos, está no Game Pass agora – e tenho certeza de que Evil West não está muito longe. Até lá, o Game Pass não tem falta desses jogos para mantê-lo ocupado.

Nenhum comentário