Jogos de cartas são chatos, então como dois deles se tornaram meus favoritos de 2022?

Meu problema com videogames de cartas é o mesmo que tenho com recriações digitais de jogos de tabuleiro: o apelo de executar uma mecânica é grande parte do motivo pelo qual me envolvo com videogames, e é exatamente por isso que jogos com cartas não ;t faça isso por mim.

Veja, a maioria dos jogos com cartas já decidiu os detalhes do movimento. As complexidades de cada ação são predeterminadas. Seu trabalho é tomar a decisão; para decidir quais cartas jogar, quais descartar e quais podem entrar no baralho que você trouxer.

Certamente há valor em ter algum poder para moldar o resultado, mas você só pode fazer isso à distância. Eu quero ser o único a desferir o soco, a falhar um bloqueio e comer um golpe. Quero fazer algo que ainda não posso fazer com um baralho comprado na estação de trem.

Ou então eu pensei. Embora eu tenha essa crença há muito tempo, e ainda o faço em grande medida, não posso negar que dois dos meus jogos favoritos deste ano são... jogos de cartas.

Também nunca fui pressionado a gastar dinheiro com isso.

De acordo com o tempo de tela do meu iPhone, tenho uma média diária de uma hora e 11 minutos de reprodução do Marvel Snap. Não há como rastrear o tempo de jogo geral, mas sei que estou jogando desde aproximadamente uma semana após o lançamento oficial do jogo. Você pode fazer as contas a partir daí.

Marvel Snap é um jogo de colecionar cartas, não há outra maneira de descrevê-lo. Você deve aumentar sua coleção de cartas, o que abre novas maneiras de jogar, o que, por sua vez, faz com que você crie diferentes baralhos para diferentes estratégias. É isso, é o jogo inteiro.

É um jogo de cartas que tem tudo o que afirmo não gostar, e ainda assim terminei um passe de batalha e alcancei um nível de coleção 743 (que é alto). Bem ao lado de Marvel Snap está um atalho para Diablo Immortal, um jogo que estou preparado para desfrutar consideravelmente mais.

É uma franquia que adoro e funciona muito bem no meu telefone. Como o Snap, o Immortal também possui cross-play e cross-progression com o PC. Mesmo que a versão para PC seja terrível, posso pular confortavelmente entre as duas plataformas quando preciso, assim como posso com o Snap.

E, no entanto, apenas um dos dois descarrega minha bateria todos os dias. Não consigo explicar por que estou mais aberto a experimentar jogos de cartas agora. Não houve nenhuma mudança em minha perspectiva (que eu saiba), e não fiz nenhuma terapia profunda de alteração de pensamento ou qualquer coisa - mesmo que este ano seja quando também comecei a jogar (e curtir) Fortnite.

Eu sei que ainda ignoro jogos de cartas sempre que eles aparecem em minhas recomendações no Steam, então não sou de repente um cão CCG. Não é como se eu fosse jogar Slay the Spire assim que terminar de escrever isso. Mas provavelmente posso adivinhar por que foi o Marvel Snap que quebrou minhas defesas.

Marvel Snap é um nome adequado para o jogo que é. Você pode apostar nele, o que é essencialmente uma forma de apostar quando você sabe que tem uma chance maior de ganhar. Mas a palavra também representa a rapidez com que as partidas acontecem. Como um estrondo ou crack satisfatório, ele captura sua atenção apenas o tempo suficiente para ser interessante, mas sabe que você continuará seu dia depois que a agitação se dissipar.

É essa maestria de deixar você viciado por alguns breves momentos antes de deixá-lo ir que torna o Marvel Snap tão fácil de aprender sempre que você tiver cinco ou mais minutos para matar. Nem o loop de jogabilidade nem o trabalho fora do jogo ultrapassam esses limites. É Hearthstone, tudo de novo.

Essa confiança é o que o torna “seguro” para eu voltar regularmente. Eu sei que as coisas não vão sair do controle, elas só vão ficar cada vez mais interessantes enquanto permanecem no mesmo pote que eu já sei como lidar – exatamente o tipo de experiência que eu quero com um jogo de telefone.

Midnight Suns é o outro jogo da Marvel pelo qual também me apaixonei. Ele tem cartas, muitos dos mesmos heróis e algumas mecânicas gerais que, de outra forma, o tornariam um pulo fácil.

Se foi difícil para mim superar o ato de, bem, não ser o perpetrador de um ato em um jogo para telefone, será uma pílula ainda mais difícil de engolir em um PC/console de grande orçamento jogos.

Mas, mais uma vez, me encontro engajado, mesmo além do meu desejo de conferir Midnight Suns por causa da terrível falta de sucessos de bilheteria em 2022. A razão simples é que Midnight Suns é muito mais do que um jogo de cartas. É efetivamente um RPG da BioWare onde você passa a maior parte do seu tempo fazendo amigos, conversando com heróis e explorando um ambiente que continua se expandindo ao longo do tempo à medida que seu conhecimento e poder aumentam.

As cartas só aparecem quando você deixa sua base e sai para lutar. É então que a outra parte importante do jogo assume o centro do palco. Sim, seu objetivo é coletar cartas, montar baralhos e rezar para que a mão que você recebe não o estrague - você pode esperar. todos os tropos padrão.

Midnight Suns’ versão, no entanto, não funciona exatamente como você esperaria. Em vez de pistas predeterminadas ou uma linha do tempo linear, a ação se desenrola em uma arena, muito parecida com as que você conhece do XCOM. Os limites de turno agora são jogadas de cartas, e as próprias cartas se moverão e reposicionarão seu herói livremente.

O que torna o fluxo do combate mais interessante do que os jogos de cartas é que a agência que a maioria desses jogos não oferece sobre as complexidades está intacta neste. Você não está apenas usando um cartão para o efeito pretendido, mas também o próprio ambiente para encontrar novos contextos para os referidos efeitos.

A maneira como cada carta se move, o herói tem muita influência sobre a próxima que você jogar, e a animação/direção pode determinar se você deve derrubar algum capanga do palco, arremessá-lo em uma parede ou alinhe-os para algo ainda mais espetacular.

Por mais que eu tenha medo deles, cada um desses dois jogos de cartas conseguiu me fisgar de maneiras que eu não esperava. Então, sim, jogos de cartas são péssimos, mas talvez eu não devesse ser tão rápido em descartá-los sem vê-los.

Nenhum comentário