RIP PS5 PlayStation Plus Collection, que me apresentou um dos meus jogos favoritos

“Então existe essa estatística em Bloodborne chamada Insight” Eu diria a qualquer um que quisesse ouvir. “Ele governa a quantidade de conhecimento inumano que você colheu do mundo ao matar abominações não naturais.” Até agora, tão videogame-y; você mata alguma coisa, ou usa um item, e os números sobem. E daí? “Mas o Insight’sé usado apenas para convocar outros jogadores e outras coisas – isso muda o mundo. É enlouquecedor. Assustador.” A essa altura, os estranhos no bar em que estou já se afastaram, circulando os dedos ao lado das têmporas para indicar que estou louco para seus amigos risonhos. E talvez eles estejam certos - ndash; Bloodborne realmente entrou na minha cabeça.

Mas essa estatística do Insight… Nunca encontrei nada parecido. Cada chefe importante que você mataria conferiria um pouco mais de percepção a você, e se você saísse do seu caminho para explorar o jogo e quebrasse o loop um pouco longe do caminho esperado, poderia obter rapidamente uma quantidade significativa de conhecimento. sobre o mundo fodido e moribundo de Bloodborne.

Manifesta-se passivamente – talvez certos inimigos se tornem mais poderosos à medida que você começa a entender sua real função neste mundo. Talvez certos NPCs comecem a murmurar besteiras aparentemente inocentes. Talvez você comece a ver as criaturas que realmente mandam no mundo, agarradas aos campanários das catedrais ou se escondendo nas sombras. Talvez abominações sobrenaturais comecem a cantar, miseravelmente desafinadas, sempre que você estiver por perto - arrulhando hinos bastardos para os terrores além de tudo o que podemos realmente ver.

E você nunca saberia nada disso se não fosse por guias on-line, levando você para as coisas novas que começam a acontecer quando você acumula 40 Insights, digamos. Chegar aos 60 fornece um conhecimento extra fascinante sobre o final real do jogo, e todas essas coisas estranhas começam a entrar em sua cabeça quando certas coisas acontecem com você, jogador, não importa onde você esteja no jogo. É enlouquecedor, é atraente, é FromSoftware no seu melhor sádico.

Fique muito bem.

E eu só joguei em 2023. Eu tentei entrar em Bloodborne umas cinco vezes antes disso – mas nunca colou. Quando vi que ele havia sido adicionado à coleção PS Plus (apesar de já possuí-lo graças a uma oferta do PS Plus, muitos meses atrás), tentei novamente – desta vez reforçado pelo fato de que o PS5 praticamente eliminou os tempos de carregamento. Desta vez, consegui rastejar além das ruas de paralelepípedos de Yharnam. O combate exclusivamente agressivo e baseado em impulso do jogo clicou na minha cabeça quando enfrentei a Besta Faminta de Sangue. Eu escavei as profundezas das masmorras do Cálice (com uma pequena ajuda do agora infame ‘cum dungeon’).

A partir daí, foi perfeitamente natural – me agarrando de uma forma que os jogos raramente conseguem fazer hoje em dia. Ficar acordado até as 3 da manhã, matando tudo o que via, hesitantemente avançando em todos os caminhos que conseguia encontrar, indo para um goblin de conhecimento completo e lendo tudo o que conseguia, debruçado sobre Wikis, assistindo a cada segundo dos vídeos que o excelente VaatiVidya faz… Bloodborne havia lançado seu feitiço, e os Antigos estavam na minha cabeça, sorrindo enquanto eu enlouquecia, enlouquecendo enquanto sangrava.

“Dá-nos olhos, dá-nos olhos,” canta um NPC pateticamente mutante, desesperado pelo conhecimento dos Deuses Antigos que infectam este mundo. “Plante olhos em nossos cérebros, para limpar nossa bestial idiotice.” Ele enlouqueceu de tanto saber, sabe? ele sabia o suficiente sobre o estado real do mundo para querer ascender, mas não sabia o suficiente para entender verdadeiramente a natureza daqueles com quem tentava se comunicar. Um limbo infernal, consciente de sua própria ignorância. Ao redor dele, na morada maldita que ele escolheu para morar, você vê os humanos inchados com os olhos – cujos cérebros literalmente assumiram órgãos oculares com os quais tentar espreitar no submundo. Isso os matou, horrivelmente. Mas você e eu somos mais espertos do que isso, não somos? Temos o Insight para provar isso.

Os Gherman estão chegando!

Não que a estatística realmente faça alguma coisa. Você realmente precisa se esforçar para fazê-lo inchar tanto quanto precisa para ouvir os bônus do final do jogo, e tudo o que ele faz é alterar ligeiramente o estado do mundo – você não pode usá-lo para nada além de convocar outros jogadores (algo que Elden Ring posteriormente agilizou e simplificou). Mas acho que é por isso que é tão impactante; todas essas pequenas mudanças que alteram o mundo se você tiver a agência para vê-lo como um jogador, tudo implícito, tudo contado nas sarjetas, na sujeira sob as unhas de Yharnam.

Levei quase uma década para finalmente entender o apelo de Bloodborne, mas uma vez que ele enfiou suas garras em mim, ele não desistiu, e eu instantaneamente entendi o porquê todo mundo falava sobre isso o tempo todo. Mais do que isso, começou minha atual obsessão FromSoft – onde estou dedicado a ganhar um Platinum ou 1000Gs em cada jogo disponível em plataformas modernas antes do final do ano.

É por isso que eu queria escrever isso hoje; para homenagear a beleza da coleção PlayStation Plus e agradecer por finalmente me dar as ferramentas e a motivação para jogar um dos melhores jogos em que já tive o prazer de ser abusado. Isso me deu uma nova apreciação pela biblioteca exclusiva do PlayStation 3/4/5 – algo sobre o qual já fui bastante cruel e desdenhoso. Se você está chegando a tempo de roubar tudo o que puder deste serviço moribundo, eu o recomendo: você nunca sabe exatamente o que vai encontrar.

Nenhum comentário